segunda-feira, 11 de maio de 2020

Notas sobre as pessoas dos livros - O campeonato das estantes...

notas sobre as pessoas dos.png


Uma das diferenças que o teletrabalho trouxe foi, naturalmente, a forma como se fazem reuniões. As videoconferências tornaram-se uma parte normal do dia a dia laboral quando existe a necessidade de reunir.


A decorrência natural desta realidade é que cada elemento participante tem a sua câmara ligada que mostra, em pano de fundo, o local onde se encontra. Da minha parte, e porque somos dois a trabalhar em casa, o pano de fundo alterna entre a parede da minha sala que tem um quadro modernista e a minha biblioteca quando estou no meu escritório / biblioteca.


Quando estou no meu escritório / biblioteca e entro numa videoconferência tenho ouvido com muita frequência o seguinte comentário: “Olha, mais um a concorrer no campeonato das estantes”, isto porque pelos vistos há uma espécie de competição para ver que tem as estantes maiores. Ao longo destes dois meses apenas duas pessoas fizeram aquele que pode ser considerado como o comentário válido “Ena, que grande biblioteca!”.


Onde é que nesta questão das estantes entram as pessoas dos livros? Simples. As pessoas dos livros não falam sobre as estantes, falam sobre os livros. Uma pessoa dos livros não vê as estantes, vê os livros que estão nas estantes. Uma pessoa que não é dos livros vê as estantes, mas não vê os livros, não os vê ali porque normalmente também não os vê em lado nenhum.


Regra geral ignoro o comentário, mas por duas vezes respondi que no máximo estarei no campeonato dos livros não das estantes porque as estantes são só locais onde de colocam livros, mas pouco mais obtenho do que um risinho de quem não percebeu muito bem a nota.


Também há ouvi o comentário de que pareço um comentador político e que parece que me coloquei de forma a mostrar as minhas estantes (mais uma vez as estantes), para parecer que só mais “esperto”. A esse comentário respondi apenas que não, que os livros eram todos falsos, daqueles que encontramos nas lojas dos móveis para enfeitar as estantes... isto porque não vale a pena dizer mais nada.


Como em tantos outros campos, alguns já aqui mencionados, há uma diferença entre as pessoas dos livros e as outras. A uma das pessoas que fez o comentário sobre a biblioteca atrás de mim, acabei essa videoconferência a recomendar-lhe um livro. Recebi ontem uma mensagem a dizer que tinha lido e que tinha gostado muito e pedindo se eu podia recomendar mais algum. É por isso que cada vez gosto mais das pessoas dos livros.

10 comentários:

  1. É mesmo isso. Quem é leitor vê livros, quem não o é, vê só estantes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Uma "pequena" subtileza que faz toda a diferença!

      Eliminar
  2. Sim senhor. Há curiosidade em identificar as lombadas. E há sempre um livro em redor das pessoas dos livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes nem há curiosidade nas lombadas, porque os livros não despertam interesse.

      Eliminar
  3. Que bom. Já teve feedback de uma pessoa que ja tinha lido aquele livro e pediu outra sugestão. Parabéns. Já ganhou o dia.

    ResponderEliminar
  4. O último comentário foi meu. Almerinda

    ResponderEliminar
  5. Giro, giro é saber que há quem contrate pessoas para "curador de estantes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai sim, é mesmo verdade? Um 'personal trainer' para estantes?

      Isso é um grande avanço em relação àquelas caixinhas a imitar livros...

      Eliminar