segunda-feira, 4 de maio de 2020

Como estamos de leituras?

como andamos.png


Confessei aqui há algum tempo que o período de confinamento não foi para mim sinónimo de incremento nas leituras, antes pelo contrário.


Nos últimos dias beneficiei de algum descanso (a que não posso chamar verdadeiramente férias) e com isso consegui terminar um livro, “Terra Americana” de Jeanine Cummins, e um audiolivro “Pai rico, pai pobre” de Robert T. Kiyosaki. Fiquei a meio do livro “Rumo ao Desconhecido” de Andrew Rader e iniciei outro audiolivro, “Start With Why” de Simon Sinek.


Estive a dar uma olhadela nos livros que estão na primeira linha como concorrentes à próxima leitura, e, com grande facilidade cheguei aos 20 livros... vou ter de escolher um, ou dois, ainda não decidi, mas vai ser, mais uma vez, uma tarefa complicada.


Com o regresso ao trabalho, teletrabalho ainda, terei de me organizar melhor para garantir a diferenciação entre trabalho e lazer já que foi essa falha que fez com que as leituras tenham saído penalizadas nos últimos dois meses. Acima de tudo porque me fazem muito falta.


Espero que desse lado estejam a conseguir ler mais do que eu!

14 comentários:

  1. Creio que desperdicei algum tempo de leitura com as preocupações inerentes
    a esta situação dos diabos. Quando se tem um negócio dos mais prejudicados pela pandemia, a concentração é difícil. Mas quando consegui encaixar os pensamentos, comecei a ler a sério. Julia Navarro e "Diz-me quem sou" 1085 páginas, uma homenagem a Sepúlveda com 3 livros dele, e agora estou com "Mão Morta" de Paul Theroux. Soube bem, há muito que não tinha tempo para ler assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro do mau as leituras pelo menos saíram beneficiadas! Continuação de boas leituras e de melhores dias para o negócio!

      Eliminar
  2. Não estou preocupado com as minhas leituras. Preocupo-me isso sim com aqueles que nada lêem. De resto eu seria incapaz de falar, aqui: dos livros que leio, dos queijos que como, do vinho que bebo; da roupa que visto. Seria de muito mau gosto e ridiculo se o fizesse. Um blog é um jogo e, como tudo na vida, tem regras, para serem respeitadas. Ando por aqui nos Blogs para aprender e, confesso, já aprendi muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que muito do que faço neste blog é, nas suas palavras, "de mau gosto e ridículo", acredito que não voltará e que, certamente, capitalizará a sua superioridade moral para fins (muito) mais elevados.

      Eliminar
    2. Caso entenda que o meu comentário lhe possa causar algum constrangimento, por agressivo, peço-lhe que elimine o mesmo e aceite as minhas desculpas. Obrigado.

      Eliminar
    3. Cada blogue é aquilo que quem o criou quer que seja. O meu blogue também é quase exclusivamente sobre leituras, livros e apreciações. Foi por isso e para isso que o criei. Vai visitá-lo e dar opiniões quem quer. Quem não gosta, não vai. Há quem tenha blogues sobre outros temas completamente diferentes. É a liberdade individual. Qual o problema? Não entendi o seu comentário ao valorizar/desvalorizar uma escolha pessoal.
      Por acaso acho que os blogues sobre livros são muito interessantes e sítios onde se pode aprender. Boa semana.

      Eliminar
    4. Concordo em absoluto consigo Almerinda. Confesso que o que acho mais curioso, de um ponto de vista psicossociológico, é a capacidade das pessoas para se desviarem do seu caminho, entrarem num espaço com o qual já perceberam que não se identificam, entrar num post específico, registar a superioridade moral de um comportamento que dizem ter, que é contrário ao que leram, e que, sem qualquer justificação, consideram, naturalmente como certo, óbvio e o único possível e, por conseguinte, todos os outros ridículos.
      É o equivalente a um vegan (com todo o respeito) que entra num restaurante de churrasco que está a grelhar carne à entrada, senta-se à mesa e quando o empregado lhe pergunta o que pretende, ele diz que jamais seria capaz de comer carne.

      Eliminar
    5. Eu nunca costumo replicar ou meter-me em conversas que nao me dizem respeito ou para as quais nao fui convidada, mas aquilo pareceu-me tao despropositado e grosseiro que nao consegui ficar indiferente. Seria conivente se nada dissesse.

      Eliminar
    6. Confesso que não valorizei por ai além, não vale a pena. De qualquer forma agradeço o seu contributo. Sabe sempre bem ler / ouvir sensatez e bom senso! Obrigado!

      Eliminar
    7. Eu," jamais, em tempo algum..." seria capaz de dizer, em público (num blog, nas plataformas digitais, nos jornais, etc): "Os Lusiadas" foram escritos por Luis de Camões, etc etc etc.... Porque se eu o fizesse sentir-me-ia ridiculo, e pessoa de mau gosto. O que eu disse no meu comentário, anda dentro deste raciocínio. Será que não posso dizer isto ? Um bom dia e muita saúde.

      Eliminar
    8. Vendo bem as coisas, a Senhora em vez de fazer um comentário a: "Como estamos de leituras ?", limitou-se a tecer considerandos, onde não devia, ie, interpelou-me (criticou-me) directamente em vez de dizer como andam as suas leituras conforme a pergunta. Assim, fiquei sem saber como andam as suas leituras ! Repare: a única pessoa com autoridade aqui neste Blog, que pode fazer reparo àquilo que eu escrevo é o administrador deste Blog e mais ninguém. Assim sendo, acho ousadia da sua parte fazer ruido sobre o que eu escrevi. Eu jamais o faria. A comentar aprendo. Boa tarde,

      Eliminar
    9. Este é um blog sobre livros. Quem aqui pretende vir falar sobre livros é sempre bem vindo, e ai inclui-se a possibilidade de responder a comentários aqui deixados.
      Mais ainda, quando nós aproveitamos a nossa liberdade para escrever algo como escreveu, não podemos negar aos outros a liberdade de ter uma opinião diferente.
      A Almerinda é uma leitora deste blog, assim como eu sou do dela, porque ambos falam sobre algo que nos interessa: livros, e sobre essa coisa estranha para si que é a partilha das nossas opiniões sobre as obras que lemos, gostamos, adquirimos, etc.
      Aquilo que eu penso que escapou ao seu entendimento é que a natureza do seu comentário é, neste contexto, descabida: visitar um blog sobre livros e registar a frase "De resto eu seria incapaz de falar, aqui: dos livros que leio, dos queijos que como, do vinho que bebo; da roupa que visto." é o equivalente à metáfora que registei acima.
      Abreviando: obrigado a quem aqui vem regularmente partilhar opiniões e comentários sobre livros, quem não tem esse interesse, um grande bem haja, mas que procure polémica noutro local.

      Eliminar
  3. Eu ando numa fase de releituras. Estou agora a terminar de reler The Bear and the Nightingale de Katherine Arden. Próxima leitura é capaz de ser Mulheres Viajantes de Sónia Serrano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que as releituras vão ficando para segundo plano... tenho tanta coisa para ler pela primeira vez... :) Boas leituras!

      Eliminar