sábado, 20 de julho de 2024

Apontamentos para além dos Livros

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


Um dia destes dei por mim a colocar em causa uma expressão que utilizo há muitos anos. “As pessoas parecem cada vez mais aninais!” para justificar determinados comportamentos humanos cada vez comuns.


A verdade é que a expressão é verdadeiramente ofensiva para os animais que agem por instinto biológico de sobrevivência e com ausência de racionalidade. Como diria a minha avó, “Não sabem melhor”, ao que eu acrescento, “Não sabem diferente”.


Mas os humanos sabem, ou tem obrigação de saber e de agir como tal e não o fazem. Não se comportam como animais porque os animais não sabem fazer de outra forma, agem em função da natureza e mesmo assim, muitas vezes com grande capacidade de adaptação.


Que me “desculpem” todos os animais que posso ter ofendido ao longo do tempo, por terem sido colocados ao nível de alguns humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário