domingo, 21 de agosto de 2022

Escritos do Baú do Ministério # 8

bau.png


Tsundoku ou simplesmente uma biblioteca? – post de 15 de agosto de 2018


Dei com uma notícia que fala sobre uma palavra que os japoneses criaram para identificar o ato de comprar livros e não os ler (pelo menos não no imediato). Os japoneses pelos vistos chamam-lhe tsundoku que será uma junção dos termos tsumu (“empilhar”) e doku (“ler”).


Ora bem, este tema faz-me alguma confusão porque eu compro muitos livros que não leio, melhor que não leio no imediato, e que, assumo, posso não conseguir vir a ler. A este ato eu chamo criar uma biblioteca.


Se eu leio, com sorte, 20 livros por ano e compro mais de 50 sobram pelo menos 30. Não compro por comprar, compro porque me interessa, porque gosto de ter opções de leitura e porque tenho a secreta esperança de que um dia vou ter tempo para os ler todos.


Nota importante, para mim livro é tudo menos um objeto de decoração. Para isso existem quadros e jarras. Um livro é um elemento muito importante para ser confundido com decoração.

Sem comentários:

Enviar um comentário