quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Ruth Bader Ginsburg (RBG)

Bem sei que estou a chegar a este tema já tarde, mas só agora tive oportunidade de o fazer. Falo sobre o falecimento de Ruth Bader Ginsburg (RBG), um ícone feminista e juíza do Supremo Tribunal Americano.


Confesso a minha ignorância quase total em relação à importância de RGB até ao seu falecimento. Sabia-a um ícone do feminismo, e algures no tempo li que era uma figura muito respeitada. Só aquando da sua morte li alguns artigos e fiquei a conhecer a sua real importância.


Por pura coincidência, na semana passada, na busca por um filme de sábado à noite cá em casa, esbarrámos com “On the Basis of Sex”, filme protagonizado por Felicity Jones que conta a história de vida de RBG e a sua luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.


O filme permitiu-me ficar com uma ideia real sobre a importância de RBG, perceber toda a cobertura mediática aquando do seu falecimento (proporcional à sua importância), e acima de tudo ficar com interesse em saber mais sobre o seu papel antes de depois da chegada ao Supremo Tribunal americano.


Assim, e para quem possa também ter interesse, deixo aqui o link para o  trailer do filme indicado acima, para um outro que me parece bastante interessante e ainda para dois livros, um deles acabado de editar.


Às vezes temos tendência para esquecer que as pessoas podem fazer a diferença. RBG fez, e por isso é importante conhecer e partilhar o seu legado.


fsdsff.jpg


"Conversations With Rbg - Ruth Bader Ginsburg On Life, Love, Liberty, And Law" de Jeffrey Rosen 


adaaa.jpg


"My Own Words" de Ruth Bader Ginsburg 


 



 



 

4 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas parece muito interessante! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada. Eu gostei, acho que faz um bom enquadramento da realidade.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Uma mulher incrível que nós, só agora depois da sua morte, estamos a conhecer. Uma mulher que fazia toda a diferença e que agora vai ser substituída por alguém que está nos seus antípodas. Reaccionária e ultra conservadora. Se for ao meu facebook, pode lá encontrar a colagem que fiz sobre RBG.
    No meu blog não costumo postar nada, ou só muito raramente sobre a minha faceta ligada ao desenho e pintura. Aqui, praticamente é só livros ou leituras.
    A América neste tempo de Trump é assustadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei espreitar com todo o gosto.
      Às vezes pergunto-me (pressupondo que o estado do mundo melhorará) como irei conseguir explicar este período ao meu filho...

      Eliminar