quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Leitura - "Os rapazes de Nickel" de Colson Whitehead

dasdda.jpg


Mais sobre o livro aqui


“Os rapazes de Nickel”. Era uma das minhas leituras mais aguardadas deste ano. Justificadamente, tendo em conta que o autor é um duplo vencedor do prémio Pulitzer, com este livro e com o anterior, “A Estrada Subterrânea”.


A correspondência às expetativas foi total. É um grande livro de um grande autor.


O tema do livro é, numa versão mais atual face ao enredo de “A Estrada Subterrânea”, a descriminação racial nos EUA. Os personagens centrais da história são dois rapazes Elwood e Turner e o seu percurso na Escola / Reformatório Kickel, onde os abusos a vários níveis eram uma rotina diária.


A história está extremamente bem construía e tem um desfecho imprevisto, ou pelo menos surpreendente. A base da história é real. O autor usou relatos verídicos para construir o seu enredo.


Não sei explicar bem, mas ao ler o livro tive a sensação de estar a observar uma peça esculpida ao mais fino detalhe. Até a capa (nota para compreender no final do livro).


Se tiverem de escolher os livros obrigatórios a ler nos tempos mais próximos, incluam este. Mesmo.


5Estrelas.png


 

Sem comentários:

Enviar um comentário