Mais sobre o livro aqui
“Os rapazes de Nickel”. Era uma das minhas leituras mais aguardadas deste ano. Justificadamente, tendo em conta que o autor é um duplo vencedor do prémio Pulitzer, com este livro e com o anterior, “A Estrada Subterrânea”.
A correspondência às expetativas foi total. É um grande livro de um grande autor.
O tema do livro é, numa versão mais atual face ao enredo de “A Estrada Subterrânea”, a descriminação racial nos EUA. Os personagens centrais da história são dois rapazes Elwood e Turner e o seu percurso na Escola / Reformatório Kickel, onde os abusos a vários níveis eram uma rotina diária.
A história está extremamente bem construía e tem um desfecho imprevisto, ou pelo menos surpreendente. A base da história é real. O autor usou relatos verídicos para construir o seu enredo.
Não sei explicar bem, mas ao ler o livro tive a sensação de estar a observar uma peça esculpida ao mais fino detalhe. Até a capa (nota para compreender no final do livro).
Se tiverem de escolher os livros obrigatórios a ler nos tempos mais próximos, incluam este. Mesmo.


Sem comentários:
Enviar um comentário