domingo, 11 de outubro de 2020

Audiolivro - "O Estrangeiro" de Albert Camus

daadd.jpg


Mais sobre o livro aqui


“O Estrangiero” de Albert Camus era mais daqueles livros que estava no fim da lista de espera há anos. Como houve a possibilidade de ouvir a versão audiolivro decidi que era o momento.


Confesso que, com o que sabia sobre o livro, tinha algum receio de não gostar. Não foi o caso, gostei bastante e considero que é de facto uma história brilhantemente escrita e pendada.


Em bom rigor, para apreciar verdadeiramente este livro é preciso conhecer um pouco do autor. Uma pessoa amiga há uns anos disse-me que se tivesse tempo deveria fazer o seguinte exercício: ler primeiro o livro, ler sobre Camus e as suas ideias e depois voltar a ler o livro. Seria um exercício muito interessante.


Não fiz como me foi recomendado porque há levava alguma bagagem sobre Camus, mas percebi perfeitamente o que me tentaram dizer. Seria de facto um exercício interessante.


Camus nasceu e viveu na Argélia, pelo que, este diário da vida de Mersault, o personagem central, passada na mesma Argélia, tem muito de si e da sua visão do mundo. O livro tem basicamente duas partes divididas por um momento imprevisto e inesperado: o assassinato de uma árabe por parte de Mersault. Parece simples em certos momentos e é um livro pleno de densidade que procurarmos perceber a mensagem que o autor tentar passar em todos os comportamentos de Mersault.


“O Estrangeiro” é uma obra de grande qualidade que se insere, segundo os especialistas, no ciclo do absrurdo. Uma leitura atenta e algum contexto sobre Camus permitem perceber facilmente porquê por via do comportamento de Mersault.


Apesar dos meus receios, estes revelaram-se infundados e aquilo que posso dizer é que este é um clássico que definitivamente deve ser lido e apreciado.


5Estrelas.png


 

3 comentários:

  1. E agora, depois do audiolivro, só falta mesmo ler o livro.
    Li-o duas vezes, com um intervalo de mais de 40 anos e a segunda leitura, pareceu-me uma primeira leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei fazê-lo, com toda a certeza! Para ser honesto, cerca de 10% do livro foi mesmo lido. Sempre que possível gosto de confirmar o que estou a ouvir. Livro é livro, o resto são subprodutos.

      Eliminar
    2. Como vc conseguiu o audiobook desse livro? Estou procurando e n acho.

      Eliminar