segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Reflexões Livrescas - Isto dos livros pode ser um vício...

REFLEX.png


Esta não é uma reflexão de queixume, é uma reflexão resultado de uma constatação de facto.


Eu adoro livros, adoro tudo o que tem a ver com livros. Desde que me lembro que os livros ocupam uma parte importante da minha vida, mas tenho de reconhecer que nos últimos três anos essa passou a ser uma realidade aumentada.


Por via desde blog os livros ganharam uma dimensão muito maior: porque escrevo aqui todos os dias, porque procuro e seleciono novidades para apresentar, porque leio muito mais, porque estou muito mais atento a notícias sobre livros, porque compro mais livros e estou muito mais atento a promoções, por o Instagram do blog é todo ele virado para os livros, etc.


Em muitos dias toda esta realidade dos livros ganha uma dimensão muito grande e cada vez mais os meus tempos livres (leia-se fora do trabalho e do tempo para a família) são ocupados com eles, e são puxados para eles. E, mais do que isso, são cada vez mais o refúgio para a cabeça cansada, o stress e muitas vezes frustração laboral.


Assim, dizer que os livros são um vício, contrariamente ao que se poderia depreender, é, ao contrário do que acontece com a maioria dos vícios, algo muito positivo. Tem sido este vício que me tem permitido manter uma cabeça mais sã. Ao contrário de outros, este vício dá, não tira. Dá conhecimento, informação, cultura de uma forma abrangente.


Os livros são o meu vício para a vida, e a minha recomendação é que se viciem neles.

6 comentários:

  1. Bom dia! Gostei de ler esta reflexão, sinto o mesmo, mas não lhe chamo vício. Nem consigo conceber a vida sem livros. Desde que me lembro, que também são parte da minha vida e o lugar que, de seguro, me expande outros horizontes e realidades, para manter a cabeça sã.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Talvez vício seja de facto pesado. Mas não deixa de ser uma dependência. Boa, no caso. Faz falta.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Vou fazer uma pergunta que já fiz num post algures no tempo. Não será o vício da leitura uma espécie de alienação? Eu também sou "viciada" , e por vezes tenho receio de estar a tirar importância a outras coisas em prol da leitura, será isso uma alienação, como a das tecnologias?
    Tenho trabalho e familia, e esse tempo não é descurado, mas será ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a palavra chave é equilibrio. Muitas vezes o tempo dos livros vem de opções que fazemos ao redirecionar o nosso tempo disponível para aquilo que mais gostamos, sem mexer com o trabalho e a família.
      Pode ser uma espécie de alienação e, confesso, nos dias que correm, é muitas vezes uma alienação muito bem vinda.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Desde que a pandemia começou e desde que as bibliotecas fecharam e depois voltaram a abrir com regras que eu deixei de ler e tornei-me "viciada" em televisão, talvez porque comprar livros fica muito caro e ver televisão fica mais barato, infelizmente, porque eu também era daquelas que adorava ler, contudo, não consigo entrar no site da biblioteca da minha vila, dá-me sempre erro, por isso, passei a ver mais televisão e adoro muitos programas que a televisão dá, coloquei "viciada" entre aspas porque também tenho a minha vida e não deixo de ajudar os meus pais por causa da televisão, só vejo os meus programas preferidos quando os posso ver, contudo, gostava de voltar a ler e com isto da pandemia estar a aumentar o número de casos infectados, não sei quando a biblioteca voltará ao normal e uma pessoa possa voltar a tocar nos livros novamente para os poder escolher, a vida está numa autêntica guerra mundial a lutar com um bicho invisível, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está fácil, é verdade. Temos de esperar que as coisas voltem a alguma normalidade. Até lá é tentar manter a cabeça ocupada.

      Eliminar