
No passado sábado, enquanto o pequeno via uma Patrulha Pata, sentei-me perto dele no sofá para ler umas páginas do livro “A biblioteca à noite” de Alberto Manguel.
Como já tem por hábito fazer, perguntou-me sobre o que era o livro. Como ele estava todo interessado nos desenhos animados, e eu queria aproveitar uns minutos para ler, respondi-lhe apenas que era um livro para crescidos.
Mal tinha aberto o livro quando me caiu a ficha. Foi uma resposta errada. Então, parei o episódio e expliquei-lhe que era um livro sobre um senhor que tinha uma biblioteca muito grande e que no livro nos explicava muitas coisas sobres bibliotecas.
“Que coisas, pai?” perguntou, interessado. “O senhor tem uma biblioteca maior do que a nossa?”
“Mesmo muito maior do que a nossa. Ele explica-nos muitas coisas: como organizar uma biblioteca, a história das bibliotecas e acima de tudo como é importante ter uma biblioteca” – respondi.
Quis saber qual era o nome do senhor que tinha a biblioteca, quantos livros tinha, quantas bibliotecas havia no mundo, se dava jeito ter um Transformer para ajudar a arrumar tantos livros, e um sem número de outras perguntas.
No fim de contas estivemos 10 minutos a conversar sobre livros e bibliotecas, e mesmo com Transformers à mistura, acabei por perceber que, por pouco, não perdi uma oportunidade de dar de comer ao bichinho dos livros da pequena criatura.
E por pouco, nós perdíamos este relato delicioso.
ResponderEliminarBom fim de semana
Obrigado! Bom fim de semana!
EliminarA curiosidade das crianças, por vezes, torna-se engraçada,
ResponderEliminarSim, é verdade!
Eliminar