sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O pequeno & os livros - Manguel, Bibliotecas e Transformers

pequeno.png


No passado sábado, enquanto o pequeno via uma Patrulha Pata, sentei-me perto dele no sofá para ler umas páginas do livro “A biblioteca à noite” de Alberto Manguel.


Como já tem por hábito fazer, perguntou-me sobre o que era o livro. Como ele estava todo interessado nos desenhos animados, e eu queria aproveitar uns minutos para ler, respondi-lhe apenas que era um livro para crescidos.


Mal tinha aberto o livro quando me caiu a ficha. Foi uma resposta errada. Então, parei o episódio e expliquei-lhe que era um livro sobre um senhor que tinha uma biblioteca muito grande e que no livro nos explicava muitas coisas sobres bibliotecas.


“Que coisas, pai?” perguntou, interessado. “O senhor tem uma biblioteca maior do que a nossa?”


“Mesmo muito maior do que a nossa. Ele explica-nos muitas coisas: como organizar uma biblioteca, a história das bibliotecas e acima de tudo como é importante ter uma biblioteca” – respondi.


Quis saber qual era o nome do senhor que tinha a biblioteca, quantos livros tinha, quantas bibliotecas havia no mundo, se dava jeito ter um Transformer para ajudar a arrumar tantos livros, e um sem número de outras perguntas.


No fim de contas estivemos 10 minutos a conversar sobre livros e bibliotecas, e mesmo com Transformers à mistura, acabei por perceber que, por pouco, não perdi uma oportunidade de dar de comer ao bichinho dos livros da pequena criatura.

4 comentários: