domingo, 4 de outubro de 2020

Leitura / Audição - "À Espera no Centeio" de J.D. Salinger

adddada.png


Há anos que encontro este livro em praticamente todas as listas dos 100 melhores livros de sempre, mas confesso que nunca tinha tido grande curiosidade em saber mais sobre o mesmo.


Mais uma vez foi o Clube de Leitura do PNL2027 que me obrigou (no bom sentido da palavra) a ir conhecer o livro visto que foi a escolho para leitura no mês de setembro.


Uma vez que não tinha o livro físico, optei por ouvir a versão em inglês. A minha primeira reação foi de surpresa já que, não sei bem porquê, tinha uma ideia completamente diferente do livro.


A história assenta no relato de um adolescente americano, Holden Caulfield, proveniente de uma classe abastada, e que descreve as suas peripécias ao longo de um fim de semana, depois de ser expulso de mais um colégio.


É um relato onde sobressaem e se misturam questões e temas tão diversos como a inocência, a perda, a futilidade, a descoberta na adolescência, entre outros, sempre por via da utilização de uma linguagem algo exagerada (para muitos desadequada), sendo que essa acaba por ser um dos traços fundamentais do livro.


O livro é interessante, a história é bem construída e relevadora de muita imaginação, mas não consigo colocá-lo ao nível que muitos colocam. É uma leitura diferente, com um registo particular, mas não chega, na minha opinião, para o colocar no lote lotes dos maiores. Seja como for, é sempre um clássico que merece leitura.


4Estrelas.png


 

2 comentários:

  1. Achei engraçado dizeres que a linguagem é exagerada, eu acho que o Holden fala como um um adolescente da altura falaria :)
    Pelo que percebo este livro é um bocadinho ama-se, ou odeia-se e acho tem mais impacto quando o lemos na altura certa. Para mim, é um livro sobre exclusão e fez-me muito sentido numa fase da minha vida em que me sentia completamente sozinha. Há coisa de dois anos vi o filme Rebel in the Rye e fiquei com outra perspectiva da história, percebendo de onde veio a inspiração para criar este Holden cínico e solitário. Recomendo muito o filme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ouvi o audio em inglês e se calhar por isso, e por saber que foi escrito no final dos anos 40, fiquei com essa ideia (linguagem exagerada) mais vincada.
      Agradeço a recomendação do filme. Vou procurar!

      Eliminar