
Estou há precisamente um mês em casa, a trabalhar a partir de casa, em média vinte e três horas e meia em casa (os trinta minutos que sobram são uma pequena volta ao quarteirão com pequeno, passear o cão e fazer compras).
Seria de esperar que este período tivesse sido pródigo em leituras, tanto tempo em casa só podia dar mais minutos de leitura. Não tem sido o caso.
Ao contrário de muita gente, eu (felizmente) trabalho a partir de casa como se estivesse no escritório, com uma diferença: trabalho mais, desde logo porque tem sido mesmo necessário. Mas existe outra razão: a alteração das rotinas.
Eu estou habituado a ter os meus tempos de leitura, de manhã consigo ler muitas vezes 30, 40 minutos, e à noite mais 15 ou 20 minutos (estes serão, diria, valores médios), e no último mês raramente consegui cumprir esta rotina. Tenho lido, mas menos e menos disciplinadamente.
Com muito provavelmente tenho pela frente pelo menos mais um mês desta realidade, terei de conseguir reorganizar as minhas rotinas para ler a minha hora diária. Não é apenas porque “parece bem” é porque necessito mesmo desse combustível para o meu cérebro. A partir de hoje tenho de voltar a andar nos eixos.
Por sorte, tenho feito ao contrário...mais tempo em casa, mais tempo para dedicar à leitura. Isto porque como estou desempregada e acabei os estudos em 2014, decidi nesta pandemia ler mais...
ResponderEliminarBoas leituras então!
EliminarLer implica concentração, pelo menos comigo é assim. E a verdade é que este tempo que nos virou do avesso retirou-nos/-me a capacidade de me concentrar, de me sentar uma hora ou duas por dia, sem me sentir constantemente interrompida, ou por um toque do telemóvel, ou qualquer outra coisa que invento para me levantar... Por outro lado, diversifiquei imenso os meus interesses e dispersei-me (uma qualidade/defeito de que padeço naturalmente!) por muitas outras actividades, nomeadamente ler mais blogues e comentá-los. Resumindo: também eu ando a ler menos agora, desde que a pandemia caiu sobre todos nós. Vamos ver se consigo alterar a curva, para em vez de ser planalto, começar a subir a encosta para atingir o pico. Boa semana.
ResponderEliminarPercebo perfeitamente! Boa semana e boas leituras!
EliminarPercebo perfeitamente, estou em casa, embora não esteja em teletrabalho, tenho 2 crianças uma com meses, e a casa, por sua a vez o companheiro em trabalho fora de casa com mais trabalho... Não é fácil... As minhas leituras vão ficando para trás...
ResponderEliminarCompreendo. Vamos fazendo por conseguir algumas páginas!
EliminarBoas leituras!