quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Leitura - "Os Otimistas" de Rebecca Makkai

Cópia de Cópia de Cópia de Uma das últimas com


Mais sobre o livro AQUI


Comprei este livro há mais de um ano. Estava na pilha para 2022. Ainda o pus para a pilha de 2023 e, a determinada altura, viu-se empurrado para o monte de trás, dando lugar aos livros novos que prometo, no principio de cada ano, que não vou comprar até ler tudo o que tenho em fila de espera.


Mas dei comigo a deixar as leituras ir abaixo e a precisar de alguma coisa com uma escrita escorreita, sem tranças de palavras, que me contasse uma história que eu pudesse ler como quem assiste a um filme.


Foi então que deitei mão a este calhamaço de quase 600 páginas e valeu muito a pena. A escrita é ótima, sendo que gostei especialmente dos diálogos. A história passa-se entre a década de 80 e 2015 e eu, que gosto deste andar-para-trás e voltar-para-a-frente, adorei.


O livro retrata o período em que apareceram os primeiros casos de sida, a associação que foi feita então à comunidade gay, a falta de cuidados para as vitimas do vírus (onde os cuidados de saúde ainda hoje são precários para quem não tem seguros de saúde) e a componente humana que nem sempre se relata de quem perdeu amigos, uns atrás dos outros. A culpa de quem ficou por não ter sido “apanhado” e o desespero e impotência daqueles que tinham na perda quase um hábito que nunca se ganha.


Gostei muito e recomendo. Não deixem que o número de páginas vos demova.

Sem comentários:

Enviar um comentário