terça-feira, 27 de setembro de 2022

Novidade - "Histórias Bizarras" de Olga Tokarczuk

rrf450.jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Uma recolha inédita de contos, em que a celebrada autora de Viagens nos dá a conhecer os espaços infinitos que escapam à nossa razão, estabelecendo correspondências insólitas entre o real e o imaginário.

Um médico escocês do século XVII, ao serviço do rei da Polónia, descobre uma estranha raça de crianças verdes. Uma família de quatro mulheres idênticas, que se podem ligar e desligar, vê a sua rotina ser perturbada pelo aparecimento de dois vizinhos. Um mundo onde impera o uso do metal mantém a sua ordem graças ao sacrifício de um misterioso semideus com mais de trezentos anos. Uma mãe deixa uma estranha herança de vários frascos de conserva ao seu filho preguiçoso.

Eis algumas das histórias fascinantes que se encontram neste volume. Histórias capazes de desafiar expectativas e certezas, histórias que desenham os contornos de um presente alternativo e de um futuro apocalíptico; de confins geográficos que têm tanto de incompreensível quanto de familiar; de seres humanos alienados, solitários, perdidos. São histórias em que nada do que parece é e que encerram uma pergunta: a estranheza estará dentro de nós ou será ela uma característica do mundo?

Conjugando o grotesco, o fantástico, o humor negro e a beleza poética, Histórias Bizarras é mais um testemunho da singularidade literária e imaginativa de Olga Tokarczuk, que, unindo lugares e tempos, lança um olhar distópico e terno sobre a realidade e as profundezas da mente humana.





CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Uma entre os poucos assinaláveis romancistas europeus a surgirem neste século.»
The Economist

«Olga Tokarczuk tem o mérito de não querer agradar, mas inquietar.»
Le Figaro Littéraire


5 comentários:

  1. Adoro esta escritora polaca e já li dois livros dela. Tenho cá em casa um terceiro - Outrora e outros Tempos - que me foi emprestado e que ainda não li.
    Amanhã vai haver uma conversa entre ela e Alberto Manguel na Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito das conversas do Nobel. Não sei se conseguirei ir, mas gostava muito.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho cá em casa "Viagens" mas ainda não li. Será leitura a breve prazo, espero.

      Eliminar
    2. Sempre consegui estar no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa para a ouvir numa reflexão a que chamou Vivam os Mortos. Muito interessante e no registo fora da caixa que é o seu registo.
      Ainda é possível ouvi-la na Fólio.

      Eliminar
    3. Vou tentar ouvir hoje no Folio com o Carlos Vaz Marques. Bom fim de semana!

      Eliminar
    4. Que bom. Uma conversa dirigida pelo Carlos Vaz Marques é sempre a certeza de um momento muito especial.
      Enjoy.

      Eliminar