quarta-feira, 23 de março de 2022

Leitura - "Contra Mim" de Valter Hugo Mãe

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (32).


Mais sobre o livro aqui


“Contra Mim” de Valter Hugo Mãe foi a leitura do mês do Clube de Leitura do PNL 2027. Para mim foi ouro sobre azul já que acabou por antecipar a leitura de um autor que andava a adiar há muito.


Nos últimos tempos, inclusive cá em casa, li e ouvi muitos comentários positivos em relação à escrita de Valter Hugo Mãe. Em resultado disso tinha expectativas elevadas, e posso já adiantar que acabaram por ser cumpridas.


“Contra Mim” é um livro pessoal, já que se trata de um relato biográfico do início de vida do autor, um pedaço de memórias que o autor partilha com os seus leitores.


O autor leva-nos a passear os seus anos de infância e juventude, guiando-nos pelas suas angustias, medos, vivências, processo de crescimento e pela forma como foi construindo o mundo mais com base no que observava e sentido do que com o que lhe era explicado.


Somos também presenteados com a origem da sua escrita, onde tudo começou, quando o autor começou, cedo, a juntar as palavras que mais gostava e achava mais curiosas, processo que, no limite nos trouxe até “Contra Mim”.


Ler Valter Hugo Mãe resultou em mais um daqueles momento em que me pergunto porque demorei tanto tempo a experimentar um autor. A sua capacidade de escrita, muitas vezes uma espécie de poesia disfarçada de prosa é cativante, pensada para passar uma ideia de uma forma própria, mas indo ao encontro do leitor. Tudo isso fará com que, embora tenha começado tarde, não vou demorar muito a voltar a agarrar um livro seu.  Diretamente para os meus favoritos. 


Uma última nota para referir que gosto particularmente da última frase que consta da sinopse do livro: “Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.” Um excelente resumo, de facto.        

4 comentários:

  1. O meu autor português favorito e este "Contra mim" fez-me gostar ainda mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma descoberta para mim. Nunca tinha lido nada do autor, mas agora sei que não será a única. Muito bom.

      Eliminar
  2. Depois de "Homens Imprudentemente Poéticos " agora ando com "Contos de Cães e Maus Lobos" poesia pura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho cá em casa e já várias pessoas me recomendaram a sua leitura!

      Eliminar