
Este ano não vou definir grandes objetivos a atingir com as minhas leituras (ler mais disto, daquilo, ler este ou aquele género, etc.), nem me vou condicionar ao que pretendo ler com grande planeamento ou agenda. De uma forma mais ou menos simplista a ideia para 2022 é ler o que me for apetecendo.
Não quero ser mal interpretado, eu normalmente leio o que me apetece, mas por vezes acabo por estabelecer um plano de leitura que pode interferir com o que me apetecia ler num determinado momento, e que por vezes é fonte de stress quando não é cumprido. Não é uma questão de desleixo livresco, é mais deixar a vontade a comandar, como forma, se calhar, de também agarrar em livros que nos últimos anos ficaram sempre para trás.
Dois exemplos do que refiro acima: 1) acabou de sair um livro novo que me agradou de sobremaneira e eu posso até comprá-lo, mas não o leio logo porque já tinha pensado ler este mês o livro X, Y e Z. 2) outra situação acontece-me quando vasculho a minha biblioteca, encontro aquele livro esquecido, começo a ler e depois paro porque já estou a ler, ou vou começar a ler outro que estava previsto.
Assim, para este ano de 2022 pretendo manter apenas dois objetivos:
- tentar ler pelo menos 44 livros durante o ano;
- continuar a participar no Clube de Leitura do PNL 2027 porque até agora todos os livros que li foram sempre excelentes experiências.
De resto, será uma folha em branco. Para ir preenchendo ao sabor da vontade.
E desse lado há objetivos de leitura para 2022?
Também partilho dessa ideia de não ter grandes ideias pré concebidas relativamente aos livros, até porque vai havendo sempre surpresas ao longo das editoras ao longo do ano. Por isso os meus objectivos são genéricos :
ResponderEliminar- Ler autorAS Portuguesas;
- Ler autores nunca dantes lidos;
- Ler livros editados sec XIX, chamados clássicos.
-- Ler alguns autores galardoados com prémios literários portuguesas ( Oceanos, José Saramago etc). neste tema o ano passado tive grandes surpresas como o " pão de Açucar " ou " Lisboa Luanda Paraíso".
Estamos de acordo! :)
EliminarGosto dos seus objetivos! De alguma forma, sem os definir, sei que ao longo do ano devo passar em em algum momento por todos eles! :)
Boas leituras e bom ano!