domingo, 30 de janeiro de 2022

Poemas de Livros

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (77).png


A poesia embora seja um género apreciado pelo Ministério, não tem por aqui o devido destaque. Por esse motivo decidi criar esta rubrica precisamente para permitir um momento especial aos poemas, e em particular aos que falam de livros e leitura.



Nas estantes os livros ficam


(até se dispersarem ou desfazerem)


enquanto tudo


passa. O pó acumula-se


e depois de limpo


torna a acumular-se


no cimo das lombadas.


Quando a cidade está suja


(obras, carros, poeiras)


o pó é mais negro e por vezes


espesso. Os livros ficam,


valem mais que tudo,


mas apesar do amor


(amor das coisas mudas


que sussurram)


e do cuidado doméstico


fica sempre, em baixo,


do lado oposto à lombada,


uma pequena marca negra


do pó nas páginas.


A marca faz parte dos livros.


Estão marcados. Nós também.


Autor: Pedro Mexia

2 comentários: