quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Leitura - "Ecologia" de Joana Bértholo

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (22).


Mais sobre o livro aqui


Devo confessar que o comentário a este livro é um dos mais difíceis que escrevi nos últimos tempos. O sentimento que melhor descreve o que sinto em relação ao livro e à sua leitura é uma sensação agridoce, não pela qualidade do livro, mas, provavelmente, por alguma falta de capacidade da minha parte de o entender como um todo.


O livro é de inegável qualidade (devidamente reconhecida aliás pela seleção para vários prémios), mas é também um livro diferente, denso, complexo, com muitas camadas que parecem refletir um jogo muito refletido da autora.


“Ecologia” é uma distopia onde, como pode ler-se na sinopse, tudo se compra e tudo se vende. Inclusive as palavras, sendo estas, a linguagem e o seu mundo o alicerce de toda a história, em várias dimensões que nos são trazidas pelas personagens (gostei em particular de Candela) e pelas situações criadas.


Sinto que é um livro que precisa de manual de instruções para ser entendido na sua plenitude. E a falha aqui, a existir, é minha enquanto leitor porque provavelmente não estava munido de todo o dito manual, ou, como já me aconteceu noutros livros, não o terei lido no melhor momento para o saber apreciar. É por isso que o último sentimento com que fico ao terminar é que precisarei de o ler outra vez. Esta sensação é quanto baste para saber que acabei de ler um bom livro que provavelmente não soube digerir integralmente.


Por tudo o que referi não posso deixar de recomendar a leitura deste livro pedido a quem o venha a fazer, ou já o tenha feito, que partilhe aqui a sua opinião. Tenho genuína curiosidade.

2 comentários:

  1. Tenho-o na minha estante há mais de dois anos. Comecei a lê-lo, mas aí está, compreendi que ele era maior do que eu, e que o momento não era o adequado. Por vezes, faço uma escolha nos livros e vendo ou dou alguns, mas estou incapaz de fazer o mesmo com este. Confesso que já tentei por diversas vezes, acreditando que não o vou conseguir ler, mas recuou no último momento. Apesar de não acreditar, tenho esperança e necessidade de o ler. Preciso é do tal manual de instruções, ou quem sabe do momento certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.
      Compreendo perfeitamente. Quando chegar o momento por favor o partilhe a sua opinião.
      Boas leituras!

      Eliminar