quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Leitura - "Pensar, Depressa e Devagar"

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (11).


Mais sobre o livro aqui


Este livro estava na prateleira há muito tempo apesar da ideia que fui formando, com base no que fui lendo e nas recomendações recebidas, de que seria uma obra de referência. E é mesmo.


Existem livros bons, existem livros excelente e depois existem os livros fundamentais. “Pensar, Depressa e Devagar” é um livro fundamental.


A curta sinopse que acompanha este livro refere que o livro “transformará a maneira como pensamos acerca de tudo”, e eu diria que não é nada exagerado. Trata-se efetivamente de um livro que nos obriga a revisitar a forma como pensamos e agimos e tomamos decisões todos os dias, como somos muito mais condicionados interna e externamente do que julgamos, ou imaginamos possível.


À medida que avançamos no livro é inevitável (acho eu) fazermos a comparação entre as explicações do autor e a forma como pensamos e agimos, e, pelo menos no meu caso, foram muitas as surpresas no sentido em me senti despido pela forma como encaixei em alguns dos perfis e situações descritos.


É um livro fácil? Sim é, e considerarmos que o tema é complexo e que o autor o apresenta de forma muito detalhada, mas ao mesmo tempo simples para conseguir passar a mensagem.


Diria que é também um livro para ser lido e assimilado com calma, sem pressas de avançar. É importante fazer o exercício de perceber o alcance dos temas e a sua aplicação à realidade de cada um, e no fim, perceber se existem agulhas a alinhar na forma como pensamos sobre tudo. Saber como a coisa se processo ajuda a aproveitar esse conhecimento para tomar melhores decisões.


Com referi acima, este livro entra para a categoria dos livros fundamentais. Percebo agora completamente a importância que lhe fui atribuída. Se quer ler um livro que ajude a compreender-se melhor, este é o livro. Leitura obrigatória, digo eu.

4 comentários:

  1. E se ler o livro noutra altura, talvez pense de forma diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se percebi o alcance das suas palavras, neste caso em concreto? Concordo que é possível ter perspetivas diferentes sobre um livro dependendo do momento (idade/contexto) em que o lemos, mas tenho mais dificuldades em encontrar essa divergência em livros desta natrureza.

      Eliminar