
Os livros são uma fonte, ou pelo menos é assim que eu os vejo. E são uma fonte onde podemos beber várias coisas, prazer, conhecimento e também orientação.
Em relação ao último ponto, orientação, a necessidade surge em grande medida porque há cá em casa um pequeno de 6 anos a ganhar personalidade e nem sempre é fácil perceber o que se está a passar, onde começa o mimo (ou mimado) e onde podem estar eventuais situações que criem raízes com problemas.
Assim, temos tentado encontrar alguns livros que ajudem no processo, uns de natureza mais prática, outros de natureza mais teórica como é o caso deste “Filosofia para Crianças” de Jordi Nomen, ou se quisermos, a importância de ajudar os mais pequenos no exercício de pensar, na prática, a base tudo.
Pode parecer simples, mas o ato de pensar tem muito que se lhe diga, e se olharmos à nossa volta percebemos porquê e também que há muita falta dessa atividade.
Educar uma criança é algo que não tem manual, porque cada uma é como cada qual, como se costuma dizer, mas podemos sempre encontrar nos livros dicas, sugestões, exercícios que nos ajudem a fazer melhor. Até mesmo os que nos dizem algo com que não concordamos nos ajudam, já que mesmo o “como não fazer” é uma aprendizagem.
Este pequeno livro, dá-nos uma visão sobre a importância de encaminhar as crianças para o pensamento crítico e para atividade de pensar por si mesmos. Não sei se é partilhado pelos leitores desse lado, mas do meu é algo que espero conseguir não falhar enquanto pai, pelo que, vou procurando ferramentas que me ajudem.
Um ponto curioso: acho que só ao ler este livro me apercebi verdadeiramente da rela importância que teve na minha vida o livro “O Mundo da Sofia”. Falarei sobre isso dentro em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário