sexta-feira, 3 de março de 2023

Resumo das Leituras de Fevereiro

Cópia de as minhas leituras de agosto.jpg


Hoje é dia de resumo das leituras de fevereiro. A saber, três livros e um audiolivro.


Comecemos pelo livro “As Perguntas que Somos” de Paula Perfeito, um livro muito interessante, compêndio de 34 entrevistas a personalidades dos mais diversos quadrantes. Uma leitura muito agradável.


Depois “Mega-Ameaças”, aquilo que se pode chamar um livro negro sobre o nosso futuro. Livro factual, direto e realista, traça-nos uma perpetiva de futuro pouco otimista, mas assente em dados concretos e palpáveis. Um livro de alerta que, receio bem, vai passar despercebido, ou será mesmo ignorado, por que tem mais poder para mudar alguma coisa, embora cada um de nós possa ter um contributo, a começar na nossa escolha de governantes. Um livro obrigatório para quem não se quer esconder do futuro. Nunca é boa solução.


A terceira leitura, concluída no último dia do mês ainda não apareceu aqui registada no blog. Trata-se do livro “Ideias Concretas Sobre Vagas” de Ricardo Araújo Pereira. Um livro que embora verse sobre um período difícil – a pandemia – permitiu dar umas boas risadas e limpar a cabeça. Com a qualidade de sempre de RAP.


Por último o audiolivro “Uma Vida no Nosso Planeta” de David Attenborough. Um livro maravilhoso e, se quisermos, muito em linha com algumas das “mega-ameaças”. Uma voz poderosa e de tremenda credibilidade que partilha connosco a sua extraordinária vivência no mundo natural e que, por isso mesmo, tem autoridade para nos alertar para os riscos, mas também para algumas soluções para um futuro sustentável. Em audiolivro ou em livro é uma leitura de grande qualidade.


Diria que foi um excelente mês de leitura em qualidade e razoável em quantidade. O tempo não abunda, mas vai sendo possível regressar a alguma normalidade. Se março foi igual não me vou queixar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário