
Um dia destes no final do dia, mais concretamente ao sair do banho, perguntei como de costume ao pequeno qual era a história que queria ler nesse dia. Ele respondeu-me que tinha de ir ver porque ainda não sabia e que queria escolher uma que já não lesse há algum tempo, e, depois de fazer uma pequena pausa, saiu-se com esta:
- “Pai, há uma coisa que eu já sei que vou ser quando for grande!”
- “Boa!” respondi. “E o que vai ser?”
- “Rico de Livros!” disse ele com o peito inchado ainda sem camisola e perante o meu sorriso de surpresa.
- “Rico de Livros? Queres explicar ao pai?”
- “Então, se ser rico é ter muito dinheiro, ser rico de livros é ter muito livros!”
- “Certo. E já agora porque é que queres ser Rico de Livros’” – questionei.
A resposta não saiu logo, mas alguns segundos depois, afirmou:
- “Pai, se eu for Rico de Livros posso saber todas as coisas do mundo!”
Talvez tenhamos de vir a rever as expetativas no futuro, mas o principio está lá, a semente já começa a dar lugar a uma plantinha. Estamos no bom caminho. No caminho dos livros.
Emocionei-me mais quando a minha filha de 22 meses, chamou "li" a um livro do que quando me chamou mãe, e depois ficou a folhear o livro, e a contar a história como se soubesse ler...
ResponderEliminarCompreendo perfeitamente o sentimento! :) Boas leituras!
Eliminar