
Adoro livros, adoro ler, adoro a leitura e tudo o que lhe diz respeito, a vários níveis, em várias dimensões. Mas há uma componente em concreto que cada mais me dá mais gozo encontrar num livro e que não é fácil de explicar. Vou chamar-lhe apenas "cócegas no cérebro".
Trata-se de uma sensação que obtenho normalmente em livros de não ficção, sejam de ciências, divulgação cientifica, sociologia, gestão ou similares, embora, também possa ocorrer em livros de memórias, testemunhos e, a espaços, com livros de ficção.
Vou tentar explicar usando como exemplo o último livro que concluí, “Outliers”. Trata-se de livro que dá uma perspetiva completamente diferente sobre algumas questões (sucesso, talento, por exemplo) que julgamos saber, ou que temos como adquiridas. Através de exemplos concretos o autor faz-nos repensar o que conhecemos como verdade, ou dá-nos uma peça central de um puzzle que podíamos ter por concluir, ou que nem sabíamos que tínhamos, e ao colocar a peça temos uma imagem completamente diferente da que esperávamos.
A ideia de conseguir este ato de “iluminação” através de um livro é algo que me apaixona verdadeiramente. Não é apenas o conheciment, é mais do que isso. É isso que me faz amar verdadeiramente os livros.
Por vezes são meia dúzia de linhas num livro inteiro que conseguem ter este efeito, mas a verdade é que o impacto pode ser muito maior. porque uma peça de informação sobre uma questão em concreto pode permitir compreender e responder a muitas outras questões quase que num efeito dominó.
O efeito que um livro tem neste leitor pode medir-se, entre outros aspetos, pelo nível de iluminação de provoca. Adoro ser iluminado por um livro que me faz cócegas no cérebro.
Olá Nuno,
ResponderEliminarO Outliers levanta, realmente, questões fascinantes tão simples como nascer no primeiro ou segundo semetre do ano e como isso tem uma influência tão grande na constituição de equipas de desporto americano (pequenissimos "atrasos" de meses no desenvolvimento que causam um impacto tremendo na ausência daqueles que nasceram mais tarde nesse ano). É incrível quando se vê esses grandes números a suportar teses que, à partida, pareciam estranhas.
Se gostou do Outliers sugiro também o Fooled by randomness (Iludidos pelo acaso) do Nassim Taleb, caso não o tenha lido. Procura desmistificar o sucesso, mostrando como há muito mais de acaso na vida do que imaginamos. É também daqueles livros que nos deixa a pensar.
Estou de acordo consigo!
EliminarO Iludidos pelo Acaso é um dos muitos em lista de espera. Obrigado pela dica!
Boas leituras!