segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Ler, o som das ondas do mar e uma experiência diferente

20200808_093359_resized.jpg


Gosto da praia. Faço notar que é uma expressão diferente de “gosto de praia”.


Quem gosta de praia, na minha modesta opinião, gosta de” fazer praia”, apanhar sol, passar o dia a torrar, ir ao mar, voltar, secar, apanhar mais sol, e assim por diante.


Eu gosto da praia no sentido em que gosto ficar sentado nela a ouvir o mar, o som das ondas do mar acompanhado de um livro. É dos sons mais relaxantes que conheço (e sim, sou daquelas pessoas que utiliza o som das ondas do mar disponíveis no Youtube para ajuda na concentração enquanto trabalho). Não sou fã de torrar ao sol nem de água fria. Em resumo a praia para mim tem mais encanto fora da época balnear.


Sucede que nesta altura do ano, e até porque tenho cá em casa um pequeno gosta (muito) de praia, tenho de alinhar na coisa e lá vamos, especialmente ao fim de semana de manhã. Entre brincadeiras com o pequeno sobra sempre tempo para os adultos lerem umas páginas e a verdade é que ontem dei por mim a conseguir ler cerca de 30 minutos, completamente abstraído de tudo o que me rodeava e apenas com o som das ondas do mar em fundo.


Não sei explicar o fenómeno, mas o efeito foi semelhante a quando estou na praia sozinho: a sensação de ter uma receita perfeita de paz e tranquilidade proporcionada por um livro e pelas ondas do mar. Ontem, foi como se tivesse um misturador de som e tivesse silenciado tudo menos as palavras que lia no livro e as ondas do mar. E consegui o mesmo efeito.


O efeito absolutamente magnifico e quase terapêutico eu já conhecia na combinação livro ondas do mar, mas acho que nunca me tinha apercebido que o conseguia obter numa praia cheia. Foi muito bom. Acho que até fiquei a gostar mais “de praia”.

2 comentários:

  1. Essa capacidade de concentração, para além do som das ondas, significa que deveria haver pouca gente na praia e que o livro deve ser bem absorvente. Ao contrário, comigo, é difícil concentrar-me para a leitura na praia. Leio meia dúzia de páginas e dificilmente consigo mais do que isso. E também não sou fã de me pôr a torrar na praia.
    Não é por acaso que prefiro o campo à praia.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até havia muita gente, por isso deverá ser do livro, no caso "Escrever" de Stephen King. Não é o meu local favorito, nem de perto nem de longe. mas ontem funcionou.
      Boa semana!

      Eliminar