
Começa hoje a Feira do Livro de Lisboa. No local do costume, noutras datas, com outras regras, mas vamos ter Feira do Livro. Essa é a parte que interessa.
O post de hoje e a escolha da palavra encanto para falar sobre a Feira do Livro não tem a ver com o contexto em que vivemos e que fará, naturalmente, com que seja uma Feira diferente. Tem antes que ver com uma comparação que dei por mim a fazer já na edição do ano passado em relação ao que era no passado, há muitos anos atrás.
Nessa altura a Feira do Livro era “o” evento do livro. Era aquela altura do ano para a qual se poupavam uns trocos para investir, para aproveitar as pechinchas, os descontos, as promoções que praticamente só ali se encontravam.
Hoje as coisas são bem diferentes. Todo o ano temos descontos e promoções de livros. Sejam os máximos 20% que se consegues nas novidades com menos de 18 meses, sejam os 50%, e às vezes mais que quase todas as semanas estão disponíveis nas livrarias e nos supermercados. Para além disso agora temos o OLX, o Custo Justo, o Trade Stories entre outros que permitem ter acesso a milhares de livros em segunda mão a preços baixo.
Com todas estas mudanças seria normal que muito do encanto da Feira se tivesse perdido. Felizmente não, digo eu. Ir à Feira do Livro continua a ser uma experiência que vale por si mesma.
Ir à Feira do Livro é ir namorar com os livros, fazer-lhes olhinhos, encontrar aquele livro daquela editora que não comprei há uns anos porque era muito caro a agora levo-o por 7,5€, é andar aos ziguezagues de banca em banca, é procurar os livros do dia, é aproveitar aquela promoção especial, é olhar para um livro e pensar “É pá, não posso levar todos, já aqui passo...”, é o equivalente livresco de passear à beira mar, descanso com aquela pessoa especial, é fazer isto tudo num espaço lindíssimo ao ar livre enquanto como a obrigatória fartura.
Portanto, perda de encanto? Nada disso! Este ano lá estarei para cumprir todos os pontos acima. Com muito encanto.
É verdade, poderia ter perdido o encanto, mas não. Ter a hipótese de namorar com tantos livros ao mesmo tempo, numa varanda com vista para Lisboa, só mesmo lá.
ResponderEliminarSim, é verdade, a localização ajuda, e muito! Boas leituras e boa visita se por lá passar !
EliminarConcordo, mas acho que do ponto de vista financeiro a Feira continua a compensar. É verdade que há muitas promoções de 50%, mas eu teria que ter sorte para encontrar especificamente os que quero enquanto na Feira há uma enorme variedade (eu amo promoções de supermercado mas é pouco provável que lá apareçam com desconto livros da Orfeu ou da Antígona, por exemplo), da mesma forma eu compro livros em segunda mão de forma regular mas gosto da variedade da Feira (embora este ano a ideia de manusear livros não me agrade muito), comprar livros novos é que acho que não compensa...
ResponderEliminarConcordo consigo, há mais oferta e sabemos exatamente onde ir à procura do que pode ser interessante. Boas compras se for caso disso!
Eliminar