
A semana passada falei aqui da minha relação (difícil) com os e-books, esta semana venho para sobre uma outra dimensão dos livros com a qual tenho uma relação mais fácil, ainda que, por interesse.
Existem duas atividades, de que muito gosto, e que me acompanham há mais de três décadas, uma é a leitura, a outra é a corrida, ou como se diz hoje em dia, o running. Ambas tiveram intermitências (mais as corridas do que as leituras) mas sempre estiveram presentes.
Por razões que me parecem óbvias estas duas atividades nunca coexistiram em simultâneo, ou melhor nunca tinham coexistido até passarem a existir os audiolivros.
Sendo completamente honesto o meu sentimento em relação aos audiolivros é em muito semelhante ao que nutro pelos e-books, ou seja, não são livros “de facto”. A grande diferença é a utilização que lhes consigo dar quando corro. Ou seja, embora estejam em patamares semelhantes, os audiolivros permitem-me aliar duas atividades que aprecio: consigo correr enquanto ouço um livro, e essa relação de interesse faz aumentar o valor que dou aos audiolivros. Fora do cenário das corridas, para mim um audiolivro tem o mesmo valor de um e-book.
Tem sido um processo gradual que, acredito, pode ser incrementado no futuro. Entre algumas compras e a audição de alguns clássicos que estão disponíveis gratuitamente online, vou conseguimento aumentar o meu leque de “leituras” por via da audição. Não é um “livro”, mas um livro” possível enquanto faço outra atividade, e, no fim de contas, a lista de livros para ler agradece.
Eu adoro ouvir audiolivros enquanto arruma a casa :)
ResponderEliminarLá está, uma vertente de utilidade também! :)
EliminarEu tenho adorado ler no kobo (muito mais do que alguma vez pensei). Não substituem os livros "a sério" mas têm as suas vantagens (dicionário, marcar passagens, traduzir palavras ou expressões que não conhecemos...). Audiobooks não consigo ouvir, já experimentei e distraio-me com facilidade...
ResponderEliminarCompreendo perfeitamente. Não fosse a utilização que indico e provavelmente teria exatamente a mesma perspetiva.
EliminarEu nao faço running, mas marcho. Geralmente nem sequer ouço música e penso que teria dificuldade em ouvir um livro ao mesmo tempo que faço caminhada. Ao caminhar observo a paisagem - a baía, as aves, o reflexo dos prédios na água, as pessoas que andam, correm ou pedalam - e isfo basta-me .
ResponderEliminarCompreendo. No meu caso, muitas vezes, quando a vontade não é muita para sair, saber que tenho qualquer coisa interessante para ouvir ajuda. Ajuda a concentrar e a ganhar vontade.
Eliminar