quinta-feira, 20 de outubro de 2022

"O Abismo" ou o revisitar da Crise dos Mísseis de Cuba

Untdditled.png


Há muitos anos atrás, mais concretamente há mais de 25, a Crise dos Mísseis de Cuba foi um dos temas que mais gozo me deu estudar no meu curso de Relações Internacionais.


Lembro-me perfeitamente da forma quase teatral como o professor nos explicou o quão perto tínhamos estado do abismo nesse período. Não sei se pelo entusiamo do professor se por outro motivo, este sempre foi um tema que me interessou.


Ainda recentemente, numas arrumações de papelada cá em casa, encontrei uma sebenta onde tinhas páginas e páginas relativas a este período (um resumo, naturalmente) que me entretive a ler e não pude deixar de fazer um comparativo com o momento que vivemos hoje onde a ameaça nuclear volta a pairar sobre as nossas cabeças.


Talvez por um misto dos dois motivos – o interesse pela situação em si e a realidade que vivemos hoje – senti necessidade de voltar a ler alguma coisa sobre o tema. Tenho algumas coisas em casa, maioritariamente em livros dedicados à Guerra Fria, mas fiquei muito curioso com este livro de Max Hastings que acaba de chegar às livrarias, dedicado em exclusivo ao tema, pelo que, a fazer leitura achei que devia ser este.


Não é a primeira vez que leio este autor e aquilo que posso dizer pelas primeiras páginas lidas é que o livro corresponde às expetativas.


450dd (1).jpeg


“O Abismo - A Crise Dos Mísseis De Cuba 1962” de Max Hastings será leitura por aqui nos próximos tempos. Agradeço à Dom Quixote a oferta do ebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário