
Na semana passada ocorreu um fenómeno curioso. Todos os dias (úteis), sem exceção, recebi livros pelo correio. Entre compras e ofertas foi como ter uma espécie de meia de Natal na caixa do correio, embora não estivesse propriamente à espera que chegassem nesta ou naquela data, acabaram por se dividir e chegar em dias separados durante a semana.
Quem gosta e tem prazer nos livros reconhece facilmente o sentimento de satisfação que se encontra em chegar à caixa do correio, ou receber em mãos do carteiro, uma caixa ou um envelope com o novo livro. Existe uma genuína sensação alegria quando isso acontece. É uma espécie de doce para uma criança.
Uma outra forma de reconhecer a satisfação do momento receber um livro pelo correio pode ser encontrada na sua ausência, ou seja, quando estamos à espera que chegue “aquele” livro e os dias vão passado e nunca mais aparece. Gera-se uma sensação de quase frustração quando encontramos a caixa do correio vazia.
Bem sei que há nestas sensações uma quase infantilidade, mas não me preocupo nada com isso. Tenho-as com algo que me diz muito, os livros, e reconheço nelas uma ação muito positiva, em particular em dias de trabalho muito pesados (como já tive oportunidade de escrever por exemplo neste post). Os livros são o meu doce.
Bom dia. Queremos dar a conhecer um projecto literário que julgo ser do seu agrado. Pode indicar e-mail para lhe fazermos chegar o conteúdo?
ResponderEliminarObrigado
Bom dia.
EliminarEmail: blogministeriodoslivros@gmail.com.
Melhores cumprimentos,
Nuno Coelho