quarta-feira, 9 de junho de 2021

Leitura - "O Vício dos Livros" de Afonso Cruz

Cópia de Uma das últimas compras (6).png


Mais sobre o livro aqui


A ideia de dar o título de “O Vício dos Livros” a um livro é uma forma eficaz de atrair leitores compulsivos e fervorosos amantes da leitura. É um risco, porque, no limite, o leitor pode depois sentir-se defraudado por publicidade enganosa. Não é o caso, até porque o autor é Afonso Cruz, pelo que, tenho ideia que dificilmente um leitor pode ficar defraudado com um livro seu.


Afonso Cruz leva-nos através de curiosidades e relatos históricos que tem como ponto central os livros. São relatos por si só interessantes aos quais o autor junta a sua mestria na escrita e no sentido que consegue dar às palavras.


A mim fica apenas a faltar-me a iniciação na leitura de Afonso Cruz na ficção já que este é o segundo livro que leio numa vertente não ficcional, depois de “Jalan Jalan”. Mas será para breve, tenho a certeza.


“O Vício dos Livros” é uma pequena obra de arte, de um “viciado” para outros “viciados”, em linguagem que todos entendem, apurada pela enorme qualidade do autor, sobre algo que todos amam verdadeiramente, os livros. Se ama livros, leia este.

2 comentários:

  1. Gostei, mas como li logo a seguir ao Infinito no Junco, foi mais ou menos como no restaurante trazerem a entrada depois do prato principal De qualquer modo também eu ainda não li ficção do Afonso Cruz mas já estou cativado pela sua escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que refere, embora, na minha opinião, acabem por ser "pratos com ingredientes um pouco diferentes". Ambos muito bons, de qualquer das formas.
      A ficção de Afonso Cruz deverá ser inaugurada no próximo mês. Assim espero.
      Boas leituras!

      Eliminar