
“Podem até achar que sim, mas vocês não sabem bem o que é a liberdade (pausa) pelo simples facto de que não sabem o que é não a ter”.
Esta frase foi dita por um professor que tive no secundário quando nos tentava explicar aos pontos relativos ao 25 de abril. Eu tinha os meus quinze ou dezasseis anos e estávamos na primeira metade dos anos 90, mas foi a primeira vez que fiquei a pensar verdadeiramente sobre o tema, mais ainda porque o professor em causa acrescentou:
“Sabem qual foi uma das grandes conquistas do 25 abril? Os livros!”
Lembro-me que aquelas palavras, e a explicação que se seguiu sobre os livros e os autores proibidos pela censura, ajudaram um miúdo de 16 anos a ter uma perceção da realidade que até então nunca lhe ocorrera.
Até hoje, nesta data, quando me lembro dessas palavras não consigo deixar de ligar os pontos entre o 25 de abril, a liberdade e os livros, e por ser um privilegiado por gozar abundantemente de ambos.
Sem comentários:
Enviar um comentário