segunda-feira, 18 de maio de 2026

Leitura – “Abundância” de Ezra Klein e Derek Thompson


Mais sobre o livro AQUI

“Abundância” era uma leitura aguardada com expetativa. Trata-se de um livro que ficara no meu radar desde que Obama o apresentou com uma das suas recomendações no verão do ano passado.

Tive oportunidade de confirmar que é efetivamente uma leitura muito interessante e plena de conteúdo, ainda que, importa salientar, completamente virada para a realidade norte-americana. É se quisermos, uma manifesto para passar da palavras e ideias aos atos como forma de potenciar novamente a sociedade e economias americanas para o futuro e deixar cair muitos dos erros do passado recente e que não são apenas das administrações de Trump.

É um livro muito assente na necessidade de criar condições para construir, de passar da inovação à construção, de desburocratizar usando como exemplo a invenção e produção das vacinas para a Covid, e com um foco muito importante na energia. A diferença futura entre escassez e abundância depende disso.

Não sendo um livro exaustivo deixa-nos também uma muito considerável quantidade notas bibliográfica que permite complementar os pontos que são apresentados na obra.

Em resumo, uma leitura muito interessante, útil e a olhar para o futuro, algo que no contexto que vivemos é sempre útil. Haja coragem para passar das palavras aos atos quando se sabe o que é certo.

Chega às livrarias a 14 de maio. Recomenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário