
Entre compras, ofertas e mais recentemente visita à Feira do Livro, o lote de entradas na biblioteca do Ministério foi significativa. Muita variedade, mas com o traço comum da qualidade. Livros e escolhas dos dois elementos do ministério.
Para quem possa ter interesse em saber mais sobre cada livro, link no respetivo título. Para os mais interessados hoje há descontos de 20% nas novidades na Bertrand, uma espécie de Feira do Livro para quem não se consiga lá descolar. Link no final da página.
Boa semana e boas leituras!
"Os Engenheiros do Caos" de Giuliano da Empoli
"A Rapariga e a Noite" de Guillaume Musso
"Amor Estragado" de Ana Bárbara Pedrosa
"Problemas Indomáveis" de Russ Roberts
"O Mito do Normal" de Gabor Maté
"Liderança" de Henry Kissinger
"A Mente Humana" de Luís M. Aires
"A Morte Contada por um Sapiens a um Neandertal" de Juan José Millás e Juan Luis Arsuaga
“Stephen Hawking - Como Vender uma Celebridade Científica” de Charles Seife
"O Livro da Filosofia" de Rachel Poulton
"O Livro da Psicologia" de Emily Ralls e Caroline Riggs
"Literacia(s) e Cidadania(s)" de Paula Lopes e Jaime Lourenço
"Mulheres, Raça e Classe" de Angela Davis
"Dia de Libertação" de George Saunders
"Uma Mulher com Cancro, um Psicólogo e uma Virgem Entram num Death Café" de Lara Vaz Pato
"Sobre o Céu" de Richard Powers
"Esperança de Vida" de David A. Sinclair
"As Mil e Uma Noites - Histórias Apócrifas" de Antoine Galland e Hanna Diab
"Ritual" de Dimitris Xygalatas
"Crónicas de Um Livreiro" de Martin Latham
"A Sabedoria da Terra" de Robin Wall Kimmerer
"Cidade de Sonhos" de Don Winslow

Tenho lido mais sobre psicologia ultimamente e encontrei o seguinte (não na feira do livro) :
ResponderEliminarA psicologia moderna geralmente tem a intenção de esconder os problemas e minimizar a conduta do Homem (humanidade em geral),como se não fosse precisamente esta a causa de todos os males humanos e sociais. Se as descobertas expostas neste livro forem aceites,a Humanidade poderá num prazo de 10 anos, transformar a Terra num novo Paraíso . Pois o único motivo da situação calamitosa psíquica e socialmente considerando,é o desconhecimento da nossa verdadeira realidade, o que nos deixou até agora sem meios para corrigir o que fazemos de errado. Praticamente abandonamos o comando da realidade, permitindo que a mentira e a desonestidade tomassem conta da vida psicológica e social,assim sendo procurei uma causa inicial que nos impedisse de saber, a princípio pensei que poderia ser a censura, inveja,medo e a alienação, mas com o desenvolvimento da pesquisa fui chegando à conclusão de que a causa estava na conduta de corrupção. A conduta patológica se fundamenta nesse factor; por exemplo, a censura, que é o acto de evitar o conhecimento; o medo,que é o pavor à verdade; a inveja, que é o desejo de destruir o que é bom; e a alienação, que é a intenção de permanecer fora da realidade e do bem. Outro factor muito significativo é que as pessoas alçadas ao poder constituem o maior contigente dos que estão fora da realidade e "afundados" no pântano da corrupção ,basta ver o domínio que exercem sobre os média, impedindo que os povos saibam a verdade . ( do livro de 1991, Libertação Pelo Conhecimento de Norberto Keppe)
Interessante. Obrigado pela partilha!
Eliminar