domingo, 11 de junho de 2023

Audiolivro - "Why Has Nobody Told Me This Before?" de Julie Smith

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (2).p


Mais sobre o livro AQUI


Olhei inúmeras vezes para este livro até perceber que não era sobre o que eu pensava, na realidade é o seu exato oposto.


Passo a explicar. Inicialmente, e sem me dar ao trabalho de confirmar, assumi este livro como de autoajuda e desconsiderei-o. Só muito recentemente é que descobri que o seu conteúdo vai no sentido oposto ao da maioria dos livros de autoajuda, e com isto o livro ganhou todo um novo interesse.


Dito isto, e concluído que está a sua audição, posso afirmar que é um livro, ou se quisermos um manual, para nos ajudar a gerir melhor a nossa vida. Não de uma forma cheia de felicidade permanente, como alguns livros e autores nos pretendem vender, mas de uma forma direta e pragmática.


“O primeiro passo para começar é aceitar, sem receios ou falsas promessas, que há sempre altos e baixos”, é uma frase que se pode ler na sinopse e que vai contra muito do que hoje se quer fazer passar. É preciso aceitar que há altos e baixos, gerir essa realidade da melhor forma e avançar. É preciso conhecermo-nos, é preciso saber como encarar e ultrapassar adversidades sem enfiar a cabeça na areia.


Até para o cético como eu este foi um livro importante. Não tem conversa fiada. É muito concreto e faz muito sentido. Pode ser “desagradável” para quem acredita na felicidade permanente, mas pode ser muito útil para quem procure algumas ferramentas para gerir melhor o dia a dia, em particular quando é mais carregado de nuvens negras. Mesmo que esteja a viver uma fase na mó de cima é importante para guardar para momentos menos bons. Vale mesmo muito a pena.


Uma nota apenas para o seguinte: ouvi este livro em versão audiolivro, mas para recomendar considero que a versão em papel é melhor porque faz sentido deixar notas e voltar ao livro mais tarde. É um livro de leitura, mas também de consulta. É a minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário