terça-feira, 6 de junho de 2023

Porquê comprar na Feira do Livro?

20230525_105318_0000.png


Tenho trocado alguns notas com leitores aqui e no Instagram sobre as compras de livros na Feira do Livro, nomeadamente sobre como hoje, com cada vez mais promoções nas grandes livrarias e nas grandes superfícies comerciais, os descontos da Feira já não produzem tanto efeito como antigamente.


Se em parte este argumento é verdadeiro, não posso deixar de salientar aqui que só é verdadeiro até certo ponto, essencialmente por uma razão: na Feira do Livro não há distribuidores e intermediários, estamos a comprar diretamente às editoras, pelo que, a sua margem nas vendas é maior.


Na prática a Feira é uma oportunidade, a única no ano a esta dimensão, que as editoras têm para capitalizar as suas vendas porque a margem aqui não tem de ser dividida.


É por isso que as editoras inventam bastante na Feira e é por isso que considero que nós, enquanto leitores compradores, podemos, se tivermos acesso à Feira, canalizar as nossas compras para lá, e dessa forma apoiamos as editoras.


O mundo do livro é Portugal é relativamente pequeno, por isso faz-me sentido que se divida “o bem pelas aldeias” e neste período se há livros para comprar vamos à Feira e ajudamos as editoras comprando os livros que provavelmente compraríamos de qualquer forma. É minha opinião.


E precisamente por falar em editoras, aqui fica o meu agradecimento particular a todas as que tem dado o seu apoio longo do tempo ao Ministério dos Livros. O meu muito obrigado a todas!


Ungtitled.png

7 comentários:

  1. Não acho minimamente verdade que não haja grandes oportunidades, pelo contrário. Cada vez mais vou comprando ao longo do ano apenas as novidades que quero mesmo, mesmo ler no curto prazo e guardo para a feira do livro as compras restantes. Sendo que basicamente 99% das minhas compras na Feira são com 50% de desconto, valor a que as promoções no resto do ano muito raramente chegam. Isto também só é possível no meu caso porque sendo um livrólico anónimo em estado avançado de dependência, tenho largas dezenas de livros por ler em casa. Não é uma estratégia que sirva para toda a gente, bem sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha João.
      Uma clarificação: em nenhum momento refiro que não existem grandes oportunidades. O que refiro é que a Feira já não detém esse monopólio porque hoje em dia é muito comum existem momento (muitos) ao longo do ano onde as grandes livrarias (e mesmos os hipermercados) fazem vendas com descontos até 50%. No passado era menos comum, e este tipo de desconto era quase exclusivo da Feira do Livro. Boas leituras!

      Eliminar
    2. Eu percebi o teu ponto, e nem discordo dele, não foi essa a minha intenção de todo. Só vou discordar ligeiramente agora no ponto em que dizes que "as grandes livrarias (e mesmos os hipermercados) fazem vendas com descontos até 50%". Sim isso é objetivamente verdade, mas não em todos os livros e em grande medida não nos livros que me interessam. Os meus interesses até são bastante alinhados com os teus (alguns romances, muita história, ciência, política, etc), e o mais comum nessas promoções "até 50%" é que 99,9% (para não dizer 100%), estão com descontos de 20%. O máximo que se apanha recorrentemente são os 30%. Lá está, estou a falar da minha situação específica que também não será a do leitor comum :) Boas leituras e obrigado pelos excelentes livros que me tens levado a descobrir.

      Eliminar
    3. Faltou-me parte do que queria dizer: "e o mais comum nessas promoções "até 50%" é que 99,9% (para não dizer 100%) dos livros da minha wishlist, estão com descontos de 20%."

      Eliminar
    4. Percebo perfeitamente o que referes. Tem a ver com a lei do preço fixo. Hoje em dia, seja na Feira ou em qualquer livraria, livro até 24 meses não podem ter mais do que 20% de desconto, ou seja, todas as novidades caem aqui.

      Eliminar
    5. Não estava a falar de novidades, obviamente, essa nem entraram nestas minhas considerações, por como dizes são um caso à parte pelo limite dos 20%. Para te dar um exemplo, ainda na promoção da Bertrand de ontem que publicitaste no blog, literalmente todos os livros da minha wishlist estavam com 20% de desconto (sendo que a lista deve ter pelo menos uns 80 livros que já não são novidades).

      Eliminar
    6. Nesse caso, é mesmo de tentar aproveitar a Feira se houver descontos mais vantajosos. Boas leituras!

      Eliminar