sexta-feira, 2 de junho de 2023

Novidade - "Lucro - Uma história ambiental" de Mark Stoll

45rrt0 (1).jfif


Mais sobre o livro AQUI


Sinopse:


Mark Stoll explica como o capitalismo sobrecarregou o processo de extração de mais-valias da terra e as consequências devastadoras desse processo.

Esta história de incrível engenho e vilania começa no palácio dos Doges na Veneza medieval e termina com Jeff Bezos a bordo da sua própria nave espacial.

O relato revolucionário deste historiador norte-americano coloca os fatores ambientais no centro do progresso do capitalismo e revela a longa sombra das suas terríveis repercussões.

6 comentários:

  1. Interessante, bastante mesmo. E no entanto a loucura do crescimento continúo (impulsionado pelo capitalismo selvagem e pela disputa global de mercados entre superpotências económicas e militares) não dá sinais de parar. Uma análise interessante https://vespeiro.com/2010/07/08/no-mundo-do-supercapitalismo/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora. A actual superclasse atingiu níveis nunca antes alcançados de poder e riqueza. Globalizaram-se mais rapidamente do que qualquer outro grupo. Mas terão eles mais coisas em comum uns com os outros do que com os seus próprios compatriotas, como argumentam os críticos nacionalistas? E será verdade que é a sua influência que alimenta a crescente desigualdade económica e social que divide o mundo? Que se passa nos encontros à porta fechada das cimeiras de Davos, ou a bordo dos jactos privados a 41 000 pés de altitude? Conspiração ou colaboração? Negócios ou troca de galhardetes ociosos entre gente com poder? Quem estabelece as regras de um grupo que funciona acima das leis nacionais?
      A partir de entrevistas exclusivas e grandes reportagens inéditas, David Rothkopf responde, em Superclasse, a estas e outras perguntas. Abre-nos as portas a uma sociedade privilegiada, acerca da qual a maior parte de nós nada sabe, embora ela tenha uma enorme influência na nossa vida quotidiana. Trata-se da primeira análise em profundidade das relações entre as comunidades globais de leaders que estão no centro de cada uma das maiores empresas do Planeta e controlam parte esmagadora da sua riqueza. E é uma análise sem precedentes das tendências hoje em jogo dentro da superclasse, passíveis de modificar a nossa política, as nossas instituições e o mundo em que vivemos.

      http://www.wook.pt/ficha/superclasse/a/id/220302

      Eliminar
    2. E qual é a alternativa? É o comunismo selvagem? O próprio Marx reconheceu que a burguesia Fêz mais pelo desenvolvimento das forças produtivas em século, do que em todos os séculos anteriores, embora com mero fito no lucro. É ao capitalismo que devemos a liberdade e a democracia. Vivemos no ocidente na mais livre, próspera e bem sucedida civilização de todos os tempos. Qual é a vossa alternativa é a China? É a Rússia? É a Coreia do Norte? Vá lá....digam a verdade....deixem essa capinha de apartidários.

      Eliminar
  2. As terríveis repercussões do capitalismo!!! Será que li bem?
    Já se esqueceram das terríveis repercussões do comunismo? Já se esqueceram do Grande Salto em Frente de Mão Tsé Tung, com mais de 18 milhões de mortos?
    O comunismo que agora os intelectuais querem fazer esquecer. O holocausto comunista de que não se fala, foi dos mais negros episódios da história da humanidade, só comparável ao Nazismo. Houve por isso um outro holocausto de que os intelectuais de esquerda detestam falar.As raras vezes que falam é para dizer mentiras. Para dizer que não se pode comparar porque a esquerda era progressista. Era tão progressista que Estaline também perseguiu Judeus. Perseguiu Ciganos. Perseguiu homossexuais. Depois de exterminar burgueses, ou supostos burgueses aos milhões, começou a perseguir os seus próprios camaradas, com as famosas purgas de Estaline. E o Pol Pot, que exterminou grande parte do povo? E a atual democracia popular da Coreia do Norte? Tudo boa gente!!!! A culpa é do Capitalismo!

    ResponderEliminar