Mais sobre o livro AQUI
Descobri a escrita da Annie Ernaux apenas este ano e, a cada livro que leio (este é o terceiro desde o início deste ano) não consigo evitar este sentimento de ter chegado atrasada a algo bom demais para que eu não tivesse descoberto antes.
Este livro não me marcou tanto quanto “O Acontecimento”, mas fez-me rever algumas das fases pelas quais passámos, aqui em Portugal, vinte ou trinta anos depois de França. O relato simples e cru dos pequenos pormenores, sem floreados e dispensando lugares comuns, fez-me recordar os vizinhos emigrantes, que vinham em agosto, com o seu Mercedes - que só via garagem todo o ano – repleto de novidades que faziam brilhar os olhos dos que cá estavam, ainda entregues á tacanhez de um país que ansiava evolução e consumo.
Aprendi, porque Os Anos são um relato fiel da história de França, pela perspectiva de quem viveu as suas mudanças.
É um livro que recomendo, tanto por ser um bom livro, como por ser uma viagem, quase como se estivéssemos sentados num comboio que nos leva a percorrer os últimos sessenta anos da história de França e vejamos cada momento pelos olhos de quem lá esteve.

Sem dúvida um livro imperdível
ResponderEliminarLido a duplicar cá em casa!
Eliminar