domingo, 5 de fevereiro de 2023

Audiolivro - "Dar e Receber" de Adam Grant

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (5).j


Mais sobre o livro aqui


“Dar e Receber” é o primeiro livro de Adam Grant e foi o meu primeiro audiolivro deste ano.


O livro foi publicado em 2013 e procura demonstrar como, de uma forma geral, e no mundo empresarial / financeiro em particular, os doadores, ou seja, os indivíduos que dão, ajudam os que os rodeiam, tem maiores probabilidades de sucesso do que os tomadores / “takers”, os que são egoístas e apenas pensam no seu umbigo, passando por cima do que for necessário para alcançar o que pretendem.


Estamos muito habitados a ver figuras que parecem encaixar no perfil dos tomadores como elementos de maior propensão para o sucesso, no entanto este livro vem trazer uma luz diferente sobre o tema, explicado e exemplificando detalhadamente casos de sucesso do lado oposto, ou seja, do lado os doadores.  


Trata-se dum excelente livro (como todos os outros de Adam Grant que li) com uma teoria em que acredito bastante a título pessoal, que assenta num pressuposto maior humanidade e menor egocentrismo. Acredito nisso como necessidade para uma sociedade mais próspera para todos e não apenas para os que são maiores porque esmagam os outros. A massa de que é feita cada ser humano tem aqui também um papel importante.


No final tem uma parte muito útil e convida o leitor a perceber melhor a sua posição e faculta ferramentas de melhoria. Muito interessante.


Uma boa leitura para todos, mas que deveria ser livro de cabeceira de muito gestor de topo, empresário e de outras personalidades com preponderância politica e económica. O nosso mundo precisa de mais doadores e menos tomadores. Livro importante e muito útil de um autor que aprecio bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário