
Há uns tempos encontrei na casa dos meus pais um dos poucos livros que me restam do secundário, o livro de Filosofia do 10º ano. Ao folheá-lo encontrei um uma nota registada a lápis por mim que diz “Origem das Espécies A professora Maria João diz que é um livro que toda a gente devia ler”.
Essa nota levou-me para uma memória antiga, na qual eu, depois de ter tirado essa nota, procurei pelo livro na biblioteca da escola e na biblioteca municipal. Tive dificuldades em encontrar e quando consegui o livro não podia ser requisitado porque estava em mau estado. Só podia ser consultado.
Lembro-me de ter estado na biblioteca várias vezes e de ter lido vários pedaços do texto e de ter ficado impressionado. Foi provavelmente o meu primeiro contacto com um livro tão importante.
Ao longo do tempo fui formando a minha biblioteca, mas “A Origem das Espécies” apenas entrou numa versão antiga e maltratada, em inglês, que comprei em Londres há uns 12 anos.
Recentemente o pequeno estava a ler todo fascinado o livro “Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas” dedicado a Darwin e perguntou-me se tínhamos “A Origem das Espécies” em casa. Isto aconteceu dois ou três dias depois de ter lido a minha nota no livro de filosofia. Disse-lhe que não tínhamos em português, mas que iria arranjar. Ficou todo contente e disse-me que gostava de o ler comigo.
Pois bem, com a amável cortesia da Clássica Editora está preenchida a lacuna. A “Origem das Espécies” já consta da biblioteca do Ministério e no momento em que escrevo estas palavras tenho o pequeno ao meu lado todo interessando a folheá-lo. Obrigado Clássica Editora por ter colmatado esta lacuna com quase 25 anos!
Sem comentários:
Enviar um comentário