terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

"A Origem das Espécies", uma história com 25 anos

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de as minhas


Há uns tempos encontrei na casa dos meus pais um dos poucos livros que me restam do secundário, o livro de Filosofia do 10º ano. Ao folheá-lo encontrei um uma nota registada a lápis por mim que diz “Origem das Espécies A professora Maria João diz que é um livro que toda a gente devia ler”.


Essa nota levou-me para uma memória antiga, na qual eu, depois de ter tirado essa nota, procurei pelo livro na biblioteca da escola e na biblioteca municipal. Tive dificuldades em encontrar e quando consegui o livro não podia ser requisitado porque estava em mau estado. Só podia ser consultado.


Lembro-me de ter estado na biblioteca várias vezes e de ter lido vários pedaços do texto e de ter ficado impressionado. Foi provavelmente o meu primeiro contacto com um livro tão importante.


Ao longo do tempo fui formando a minha biblioteca, mas “A Origem das Espécies” apenas entrou numa versão antiga e maltratada, em inglês, que comprei em Londres há uns 12 anos.


Recentemente o pequeno estava a ler todo fascinado o livro “Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas” dedicado a Darwin e perguntou-me se tínhamos “A Origem das Espécies” em casa. Isto aconteceu dois ou três dias depois de ter lido a minha nota no livro de filosofia. Disse-lhe que não tínhamos em português, mas que iria arranjar. Ficou todo contente e disse-me que gostava de o ler comigo.  


Pois bem, com a amável cortesia da Clássica Editora está preenchida a lacuna. A “Origem das Espécies” já consta da biblioteca do Ministério e no momento em que escrevo estas palavras tenho o pequeno ao meu lado todo interessando a folheá-lo. Obrigado Clássica Editora por ter colmatado esta lacuna com quase 25 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário