
Este post chega com um dia de atraso, um pouco à semelhança da minha chegada aos livros de Saramago.
Isto para dizer que se comemorou ontem o centenário do nascimento de José Saramago, o nosso único Nobel, e acima de tudo, um dos grandes escritores do nosso tempo.
Permito-me repetir aqui umas palavras que escrevi em 2018 a propósito do livro “Ensaio Sobre a Cegueira”.
"Durante muito tempo para mim José Saramago foi sinónimo de “Memorial do Convento”, livro que eu nunca li na totalidade na escola, mas que nessa altura consegui detestar.
Muitos anos mais tarde, e depois de grande insistência de uma colega de trabalho, e mesmo com muitas reticências, lá acedi a ler o “Ensaio Sobre a Cegueira”.
Aquilo que aconteceu foi a passagem de um nunca mais, detesto, não volto a ler ,para um brilhante, soberbo, este senhor é extraordinário.
O “Ensaio sobre a Cegueira” entrou (e ainda está) no top dos meus livros favoritos. É efetivamente um livro brilhante e poderoso. Uma obra que marca quem a lê."
Subscrevo tudo isto e adiciono que Saramago e o “Ensaio Sobre a Cegueira” puxaram-me em definito para os livros e para o poder das palavras e da literatura. Uma obra monumental de desconstrução da sociedade e do ser humano. Provocadora, atual e verdadeira.
Criticado, odiado por vezes desprezado, tantas vezes por motivos que foram muito para além da sua escrita, acho que Saramago sempre se sobrepôs a tudo isso. E ficará para sempre com um dos grandes da nossa língua.
A foto acima apresenta os meus Saramagos, como o mais importante no centro. Nos 100 anos de Saramago lamento não ter mais 100 obras suas para ler. Mas cada um pode ter o seu Saramago. Acho que há um para toda a gente.
O Memorial do Convento, que li na secundária pela primeira vez, está no meu centro. A minha experiência na escola foi de maravilhamento, que só se adensou com a leitura. O Ano da Morte de Ricardo Reis, o Evangelho, o Ensaio Sobre a Cegueira, mas também A Viagem do Elefante, estão no meu coração leitor.
ResponderEliminarUma coisa boa é que há um Saramago para toda a gente com potendical de deixar marcas para a vida.
EliminarBoas leituras!