“Quanto mais me dedico a escrever relatos históricos, mais me deixa arrepiado a névoa de ignorância em que os governos tomam grandes decisões. No século XXI, os Estados Unidos e a China compreendem-se mutuamente pouco melhor do que se compreendiam há seis décadas. Não é mais fácil à Casa Branca adivinhar as intenções do autocrata irritado e meio-doido que é inquilino do Kremlin em 2022 do que era as do seu predecessor em 1962.”
In “Abismo - A Crise dos Mísseis de Cuba 1962” de Max Hastings
Esta é a perspetiva de alguém que certamente fala e escreve com conhecimento de causa. Uma verdade que não tranquiliza ninguém e que, por vezes, me faz pensar que se a humanidade não de autodestruir num futuro próprio uma grande componente de sorte. Pensar que provavelmente não sabemos bem quantas vezes já estivemos (ainda recentemente) à beira do Abismo. Não estou a dramatizar, é uma dúvida que tenho com base nos líderes que proliferam por este mundo com os recursos a que têm acesso. Tenho filhos e muitas vezes sinto medo.
Mais sobre o livro aqui ou na imagem acima.

Sem comentários:
Enviar um comentário