segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Corridas & Leituras ou a importância dos Audiolivros

MINISTÉRIO dos LIVROS (4).jpg


Houve muita coisa que correu bem em 2020 e que me permitiu que fosse o meu melhor ano de leituras até agora, mas provavelmente nenhum fator foi tão importante como 1000 quilómetros. Mil quilómetros foi sensivelmente a distância que corri em 2020, e cerca de três quartos desta foi percorrida a ouvir audiolivros.


Em particular a partir do confinamento em março, a corrida, a par da leitura, tornou-se um elemento muito importante para manter a minha sanidade mental, e foi com ela que acabei por descobrir, começar a apreciar e aproveitar as vantagens dos audiolivros.


Mil quilómetros equivalem a muitas horas de corrida e aquilo por acabei por perceber foi que podia aproveitar esse tempo também para os livros. No total, entre audiolivros integrais e outros que foram parcialmente lidos e ouvidos, foram 10.


Acabei por perceber os méritos dos audiolivros em grande medida porque acabam por ser uma forma de obter informação que sempre apreciei. Sempre retive muito do que ouvia nas aulas, e ainda hoje considero ter uma boa escuta (defeito profissional também), por isso não me é difícil concentrar e reter o que ouço, para além do que ajuda nos dias de menor motivação (como esta semana que passou em que corri duas vezes com 2 graus de temperatura).


Em 2021 tenho toda a intenção de manter os audiolivros como importantes contribuidores para as minhas leituras, assim como tenho toda a intenção de manter os meus três ou quatro dias de corrida semanais. Sejam 5, 10 ou 20, agora que descobri esta forma de “ler” vou continuar a aproveitar. Não pretendo evangelizar ninguém, mas se tiverem oportunidade, experimentem e tirem as vossas conclusões. Eu estou rendido.

4 comentários:

  1. Há anos e anos que tento "evangelizar" para os audiolivros. Para mim, são particularmente bons na não ficção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui evangelizado :).
      Confesso que existe um sentido de aproveitamento da oportunidade (corrida). Sou um tradicionalista no que diz respeito aos livros, mas reconheço a imensa mais valia de um audiolivro em algumas ocasiões. E também prefiro não ficção!

      Eliminar
    2. E uma dessas situações é este frio, porque nos permite ter as mãozinhas debaixo dos cobertores, no quentinho. :)

      Eliminar
    3. Sim, estamos de acordo! É bem verdade! :)

      Eliminar