terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O Plano Nacional de Leitura e a minha ignorância

pnlignorância.png


Este é um post sobre ignorância, neste caso a minha ignorância em relação a algo em concreto: o Plano Nacional de Leitura.


Passo a explicar: até há cerca de duas semanas atrás o Plano Nacional de Leitura era para mim pouco mais do que uma entidade pública que desenvolve ações de promoção da leitura e uma signa que aparece nos livros como um cunho recomendação.


A frase acima é um pouco exagerada, mas o que pretendo dizer de facto é que estava muito longe de conhecer em detalhe todas as ações que o PNL leva a cabo. Muitas vezes elas estão à vista de todos, mas nunca lhe tinha prestado a devida atenção.


Recentemente, por via de um convite que recebi para participar numa das iniciativas do PNL2027, (que a seu tempo indicarei aqui), dei por mim a explorar o site e a descobrir, iniciativas, estudos, eventos, sugestões de leitura e muito mais pontos de interesse que desconhecia em absoluto.


Esta descoberta deixou-me até um pouco envergonhado, já que para alguém se já se vai movimentando bastante no mundo dos livros é um bocado triste só agora dar conta do que o PNL tem para oferecer. Em minha defesa, diria que mais vale tarde do que nunca.


Se são como eu e não conheciam ou ainda não exploraram, por favor visitem, fiquem a conhecer e aproveitem o manancial de conteúdos disponíveis.


Link para o site: Plano Nacional de Leitura

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! Acho que algo que vale a pena ser enaltecido.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Excelente partilha .
    Tenho um texto na gaveta sobre o PNL. Ainda precisa de ser trabalhado.
    Numa altura em que surgem vozes muito críticas ao PNL é importante mostrar que que este é uma boa ferramenta de fomentar a leitura. Acho que se anda a confundir PNL com as leituras obrigatórias.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar