sábado, 29 de fevereiro de 2020

Leitura - "O Pequeno Livro dos Buracos Negros" de Steven S. Gubser e Frans Pretorius

003.jpg


Mais sobre o livro aqui


Foi uma leitura mais difícil do que o esperado, mas está concluída.


A base para a dificuldade não está no livro, mas sim no leitor. Obviamente já sabia que o tema do livro (Buracos Negros) não é simples para leigos, mas acabou por ser um pouco mais complicado do que estava à espera. Não tem nada a ver com a forma de escrita, mesmo a ver com o tema: o tema é complexo, por isso não é simplificável. Não é possível simplificar explicações que podem inclusive meter equações pelo meio, e, é preciso dizê-lo, os autores fazem um enorme esforço para explicar questões mais complexas recorrendo a exemplos mais correntes.


Quando leio livro no campo da astronomia / astrofísica, faço-o sempre com a consciência de existe uma parte significativa que eu vou conseguir entender apenas em parte, mas continuo (e continuarei) a fazê-lo porque é um tema que adoro e porque a cada livro há mais um pedaço de conhecimento adquirido. Nesse ponto, este livro não foi exceção.


Uma nota particular para o epílogo do livro que é uma carta muito bem conseguida dirigida a Einstein.


É uma leitura interessante, sobre um tema complexo e muito técnico (se assim se pode chamar), mas que permite a qualquer amante do espaço alargar conhecimentos. Talvez não tanto quando desejaria, no caso deste leitor, mas, repito, o problema não está no livro.


4Estrelas.png


 

Sem comentários:

Enviar um comentário