terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Notas sobre as pessoas dos livros

notas sobre as pessoas dos.png


Hoje, na rubrica dedicada às pessoas dos livros deixo uma conversa que ouvi recentemente.


Ouvido na zona destinada aos livros no supermercado onde faço as compras habitualmente. Conversa entre dois adolescentes (16 ou 17 anos, diria eu).


- Tenho de pedir dinheiro à minha mãe para comprar este livro (não consegui perceber qual era porque a jovem voltou a coloca-lo na prateleira)


- Um livro? Para quê – perguntou o colega?


- Porque é um livro fixe. A minha irmã disse-me que valia pena ler porque tem bué de informação que ajuda com a disciplina de história este ano.


- Áaaahhh! Isso é tanga! Os livros só servem para gastar dinheiro. Não há nada que esse livro tenha que o Google não te dê! Os livros vão morrer!


- Não sejas parvo! Então porque é que ainda há tantos livros há venda?


- Porque as pessoas são parvas! Se tens toda a informação na net à borla compras livros para quê? – disse o jovem com muita confiança


- Tu é que és parvo! Os livros têm bué de info que não tá na net. E são mais verdadeiros! Na net há montes de porcaria que não é verdade – retorquiu a jovem.


- Isso é o que dizem as pessoas que não percebem que a net é o futuro! Eu não leio livros acho que são uma perda de tempo! – disse o jovem com ar imponente.


- Olha, eu leio! E sabes que mais, não ando à rasca para passar todos os anos a todas as disciplinas! Se calhar sempre servem para alguma coisa! – disse a jovem aumentado o tom.


Depois disto e após um silêncio, o jovem ainda disse alguma coisa, menos confiante, enquanto se afastavam, já não consegui ouvir.


Nem tudo está perdido.

5 comentários:

  1. Opá ouvir estas coisas deixa sempre uma pessoa alegre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos deixa a ideia que ainda há esperança no futuro :)

      Eliminar
  2. Afinal ainda há jovens interessados em não deixar os livros morrer. :)
    Ainda há mesmo esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento não ser pessimista, mas pelo que vou vendo, fico com a ideia que há um grande desinteresse dos jovens pelos livros, pelo que, fico contente quando encontro um/uma que me prova o contrário. Boas leituras!

      Eliminar
    2. Apesar desta história feliz que partilhaste, também concordo contigo. Não há grande interesse pelos livros. Querem coisas rápidas e instantâneas. Ler um livro exige mais do que aquilo que eles estão dispostos a "perder". E assim cresce uma geração que não pensa. Boas leituras também para ti

      Eliminar