terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Acumuladores de livros?

istockphoto-522334421-170667a.jpg


 


Este post surge na sequência de um artigo que li no Blogue da Bertrand, “Somos Livros”, dedicado ao tema “Os acumuladores de livros mais famosos do mundo”.


Antes de mais dizer que não tenho da contra o artigo, bem escrito e informativo, no entanto fiquei retido na palavra “acumuladores”. São duas palavras que não consigo relacionar: livros e acumuladores. Acho quem quem tem muitos livros é mais do que um acumulador, um amante de livros. Pelo menos eu acredio nisso.


Se eu tivesse 300 000 livros, que é referido como o número de livros detidos pelo falecido ícone da moda Karl Lagerfelt, considerar-me-ia o dono de uma sumptuosa biblioteca e não um acumulador de livros.


Se calhar sou eu e são coisas da minha cabeça, mas para mim acumuladores são pessoas que guardam tralha, (como nos programas no TLC). Penso que o termo acumulador pode tirar valor aos livros. Se calhar sou mesmo só eu.

5 comentários:

  1. Não és só tu! Acumuladores, não. Pessoas de bom gosto.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    E aqueles que ainda não são "leitores" e que nada lêem Senhor ! porque lhes dais tanta dor... !?
    Cumprts. fl


    ResponderEliminar
  3. Julgo que a palavra melhor seria "viajantes". Pois, os livros permitem viajar por locais reais ou imaginários.

    ResponderEliminar