
Um dos melhores critérios que tenho para avaliar a qualidade de um livro, regra geral, no âmbito da não ficção, mas não exclusivamente, é o número de vezes que consigo dizer “nunca tinha visto este tema nesta perspetiva”, “nunca me teria lembrado disto”, ou ainda “ok, então é por esse motivo que isto acontece”.
Para mim, há poucas coisas mais gratificantes num livro do que a aprendizagem que completa um vazio que tinha de conhecimento, ou que chocalha por completo uma ideia pré-concebida sobre um tema. É mais ou menos como uma criança que abre aquele presente que mais queria na noite de Natal.
Muitas vezes é um conhecimento, que só nos apercebemos dele, quando um dia conversamos sobre algo, que nos remete para um livro que lemos e que nos deu informação preciosa sobre o assunto.
ResponderEliminarÉ sempre óptimo sentir que aprendemos algo de novo com um livro :)
ResponderEliminareu sei que gostei mesmo daquele livro quando sinto saudades das personagens... quando sinto saudades daquele universo ali criado.
ResponderEliminarSubcrevo cada palavra.
EliminarSinto que todos os livros que já li me ensinaram algo de novo. Muito ou pouco, todos eles nos passam alguma mensagem ou perspectiva que não esperamos. É por isso que adoro livros 😊
ResponderEliminarConcordo!
Eliminar