domingo, 4 de maio de 2025

Apontamentos para além dos Livros

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


Lembro-me quando vim estudar para Lisboa, nos idos de 1996, uma as coisas que me fez mais confusão foi a impessoalidade, a incapacidade das pessoas de terem um simples gesto de cortesia e boa educação.


Recordo-me das primeiras vezes que fui à padaria que ficava em frente à cada que habitava na Boa Hora, entrava, dizia “Bom dia”, como sempre fui ensinado, e as pessoas que lá estavam olhavam para mim como se eu fosse um ET.


Quase 30 anos passados e esta realidade agudizou-se, e muito. Hoje em dia as pessoas reagem com estupefação ou, não sabem mesmo reagir a gestos de boa educação e civismo.


Já me aconteceu em várias ocasiões, situações diferentes e com pessoas diferentes, ter uma atitude menos correta por distração por exemplo, dirigir-me à pessoa visada com um “Peço desculpa” e a pessoa ficar sem reação porque o esperava (ou às vezes ansiava) era por um momento de discussão ou conflito. Sim, porque hoje em dia as pessoas nunca fazem nada de errado, têm sempre razão e muito dificilmente pedem desculpas.


Se calhar é um problema eu, dos locais onde vido, trabalho e frequento, mas tenho histórias destas todas as semanas (para não dizer, por vezes, todos os dias).

1 comentário:

  1. Senti a mesma estranheza com os bons dias quando cheguei a Lisboa. E ainda hoje faço por manter essa cordialidade, dou os bons dias qdo chego e qdo saio e são engraçadas as reacções dos outros, muitas vezes de atrapalhação.

    ResponderEliminar