
Esta foto é exatamente a mesma que aqui deixei no ano passado na véspera de Natal. No ano passado escrevi o seguinte:
“A história que conta é simples. Uma acolhedora casa de madeira no campo, neve lá fora, noite de consoada, uma lareira acesa, os filhos e os netos estiveram todos reunidos, jantou-se alegremente, abriram-se presentes, fez-se um brinde, houve correrias e brincadeiras até que todos se recolheram para dormir. Fico eu, a minha poltrona, a lareira quente e um livro, para acabar a noite em beleza. Está la tudo. A família feliz, a casa de madeira, a neve, a lareira e os livros. Perfeito.”
Este ano apetece-me reescrever um pouco a história, começando, no entanto, da mesma forma:
A história que conta é simples. Uma acolhedora casa de madeira no campo, neve lá fora, noite de consoada, uma lareira acesa, os filhos e os netos estão todos reunidos. O avô (este que vos escreve) senta um neto em cada perna junto à lareira, agarra num livro e conta algumas histórias enquanto os pequenos se deliciam enquanto esperam para abrir os presentes. A avó e os pais (filhos) observam com um sorriso de emoção mal disfarçada- Casa cheia de gente feliz e boa disposição.
Quando escrevi no ano passado o agregado cá de casa tinha três elementos. Neste Natal tem quatro sendo um dos elementos muito pequenino, e inevitavelmente há uma certa alteração de perspetiva. Mais do que qualquer outra coisa o Natal é família, não porque tem de ser, mas porque é aquilo que nos faz pertencer a algo. Não quero viver o momento acima apenas porque é Natal, gostaria de o fazer porque tenho uma família onde a amizade e o amor uns pelos outros está lá sempre o ano todo. A noite de Natal é só um reflexo disso mesmo. É uma espécie de projeto em que andamos a trabalhar todos os dias cá em casa para chegar ao dito momento daqui a muito anos.
Um Feliz Natal para todos!
Feliz Natal. Aguardemos pela nova revisão da história em Dezembro de 2023.
ResponderEliminarHaja muita saúde e paz.
Em princípio já não deverá ser muito diferente! J
EliminarUm Feliz Natal e um excelente 2023, cheio de leituras e muita saúde!