quarta-feira, 26 de maio de 2021

Leitura - "O Amor nos Tempos de Cólera" de Gabriel García Márquez

Cópia de Uma das últimas compras (4).png


Mais sobre o livro aqui


Li este pela primeira vez “O Amor nos Tempos de Cólera” há muitos anos atrás, e embora tivesse presente o essencial da história já não recordava, ou possivelmente não apreciara da mesma forma da primeira vez, a beleza deste livro.


Este livro é um hino à capacidade narrativa. Uma história de amor que é muito mais do que isso, ou que o autor transforma em algo muito maior. Parece um puzzle gigante de palavras escolhidas a dedo para dar ao leitor tudo o que este precisa para conhecer ao detalhe a história de amor de Florentino e Firmina e de todos os que para ela contribuíram ao longo dos mais de 53 anos que esperaram um pelo outro, e que nos dá uma perspetiva diferente do que pode ser o amor.


É um livro que se percebe ter sido construído de pequenas peças até à criação de um castelo gigante. É uma narrativa fluente, graciosa, intensa, cuidada e bela, que prende o leitor e o leva pela história. Um grande romance.


Trata-se de uma releitura que agradeço ao Clube de Leitura do PNL 2027 ter proporcionado e que me relembrou que nunca li aquele que é considerado o maior romance de Garcia Márquez, “Cem Anos de Solidão”. Considerando a qualidade deste “O Amor nos Tempos de Cólera”, imagino que “Cem Anos de Solidão” possa ser apenas uma obra prima. Para confirmar um dia destes.

2 comentários:

  1. O amor nos tempos de cólera é um livro único ou faz parte de uma trilogia ou de um conjunto de livros?! Cem anos de solidão pertence ao mesmo escritor?! É também um livro único ou faz parte de uma trilogia ou de um conjunto de livros?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas porque motivo colocou a mesma questão em 10 posts diferentes?

      Eliminar