
Sábado foi dia de passeio em família, um passeio por alguma da Lisboa histórica, fazendo uso de um elétrico antigo e de uma boa caminhada a pé com partida e chegada junto ao Largo Camões.
O final do passeio aconteceu na Livraria Bertrand do Chiado local onde já não entrava há alguns meses. Entrámos em família, os três, percorremos demoradamente os corredores e as estantes. O pequeno, quando soube que por lá iríamos passar, indicou logo o livro que pretendia comprar (o livro dedicado a Fernão Magalhães da coleção de Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas). Já com o seu livro na mão quis andar a ver o que de mais havia, fez perguntas e, de alguma forma, criou a sua própria wishlist.
Os crescidos folhearam as novidades, encontraram um ou outro livro que ainda não conheciam bem, aumentaram também as respetivas wishlists, e escolheram dois livros para levar.
Foi um final em cheio de uma bela tarde de passeio. Um momento partilhado em família no meio dos livros, no local que para muitos é a livraria mais antiga do mundo e para mim é a livraria mais antiga dos meus tempos de crescido desde, que há quase 25 anos vim para Lisboa. Por muitas livrarias que visite e goste, continua a ser a livraria onde ajudaram um alentejano recém-chegado, meio perdido, com uma lista de livros para escolher e comprar.
Adoro voltar, sempre que posso, a um lugar que genuinamente adoro, e hoje mais ainda quando levo comigo um projeto de leitor. Espero que também ele um dia lá volte com um projeto seu e se lembre de dias como este que aqui relatei.
Que saudades da baixa e da Bertrand.
ResponderEliminarNo sábado deu para matar saudades!
EliminarAdorei o texto inspirador a ser cultivado com um hábito que faz bem a alma, com a luminosidade da leitura e seus liames afetivos entre nossos preciosos afetos. O leitor floresce sempre no jardim do saber sob o sol do amado do Alentejo à vetusta Lisboa , com a famosa Livraria Bertrand desde 1732.Obrigado. Saudações Cordiais.
ResponderEliminarAdvLaura Bastos
Obrigado!
EliminarBoas leituras e que haja sempre espaços como este para nos elevar a alma!
Este Domingo também irei fazer um passeio semelhante para matar saudades. Adoro a Bertrand do Chiado. É quase uma segunda casa para mim :)
ResponderEliminarNesse caso, votos de um bom passeio!
EliminarNão é "apenas" uma livraria é mais do que isso. Para mim tem um significado especial!