quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Leitura - "Imortal" de José Rodrigues dos Santos

0w.jpg


Mais sobre o livro aqui


Acabei ontem “Imortal” de José Rodrigues dos Santos.


Não vale a pena fazer grande suspense sobre o tema: como seria de esperar gostei do livro. Surpresa seria o contrário.


O livro obedece à fórmula normal que JRS costuma utilizar: tem um tema de base que pretende desenvolver, neste caso a Inteligência Artificial os seus limites, perigos, alertas, e um revestimento com uma camada de ficção que tem como personagem central o historiador Tomás Noronha.


A natureza do tema não torna fácil a criação de um enredo, mas ainda assim JRS conseguiu criar o mesmo a partir de uma ligação direta com o “Sinal de Vida”, romance anterior a “Imortal” onde Tomás Noronha é também a personagem central.


Não é um livro pleno de ação, e até perto da página 300 é mesmo muito teórico, mas de repente há um twist inesperado e a história ganha movimento, com a Inteligência Artificial Geral a controlar tudo.


Aquilo que mais me atrais nos livros de JRS, e foi plenamente cumprido neste também, é o conhecimento que trás consigo. São 500 páginas de conhecimento e um convite à reflexão com ficção e ação à mistura.


Este livro é um convite a refletir sobre o nosso futuro, o futuro da Humanidade potencialmente sem humanos. É um livro sustentado em dados científicos que o autor aproveita para extrapolar e apresentar uma visão possível do futuro. Permite aprender e refletir enquanto saboreamos uma história de ficção.


Recomendo. Recomendo vivamente, a quem gosta de ficção, mas maioritariamente a quem pretende aprender alguma coisa sobre esse tema estruturante do nosso futuro que é a inteligência artificial e o caminho para o qual ela levará o nosso mundo.


Mais uma vez o meu obrigado à Gradiva pela oferta.


5Estrelas.png


 

9 comentários:

  1. Pena que uns livros são otimos e outros não dá para passar do inicio

    ResponderEliminar
  2. Execelente. Aconselho dar uma olhada neste também, para uma introspecção e o despertar de uma mente renovada, através de conselhos que fazem com que descubramos em nós potenciais mantidos inconscientes, e dos quais necessitamos, a maior parte das vezes de modo até gente. Clique aqui para saber mais : https://tinyurl.com/yckkge63

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Aconselho dar uma olhada neste também, para uma introspecção e o despertar de uma mente renovada, através de conselhos que fazem com que descubramos em nós potenciais mantidos inconscientes, e dos quais necessitamos, a maior parte das vezes de modo até gente. Clique aqui para saber mais : https://tinyurl.com/yckkge63

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, não é de todo o meu género de livro.

      Eliminar
    2. Agradeço de qualquer modo pela sua atenção, e aproveito para desejar-lhe muito boas festas de Natal e de fim ano, assim como um novo ano de 2020 melhor do que todos os que já teve até agora.

      Eliminar
  4. Muitos parabéns pelo destaque!! Parece-me ser uma leitura interessante dado ao que tu aqui publicaste e escreveste nesta tua publicação!! Eu também adoro imenso ler e gosto basicamente de todo o género de livros!! O meu blogue,de vez em quando,também fala de livros!!

    ResponderEliminar